1

Benefícios do zinco: 10 itens essenciais para uma vida saudável

Se engana quem pensa que para ter uma alimentação saudável é preciso apenas comer alimentos ricos em vitaminas. Nosso corpo precisa de bem mais substâncias que são fundamentais para o bom funcionamento de todos os processos do organismo.

Os minerais também são fundamentais para nosso organismo e um dos principais é sem dúvida o zinco. O problema é que muita gente reconhece a presença dele nos alimentos, mas não sabe quais os benefícios do zinco para o nosso corpo.

Então você vai conhecer agora todos os benefícios do zinco para entender como é preciso dar importância para ele e procurar cada vez mais alimentos que aumentem a quantidade de zinco no organismo.

Leia também:
Intoxicação por mercúrio: causas, sintomas e uma solução
Quais as vitaminas presentes na Chlorella?

1. Fortalecimento do sistema imunológico

O primeiro benefício do zinco que vamos tratar aqui é referente a sua importância para o nosso sistema imunológico. Inclusive, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de zinco na alimentação básica está relacionado diretamente a casos de morte.

Isso acontece porque o zinco é um mineral importantíssimo para o sistema de combate do nosso organismo. Ele faz parte da síntese de células imunológicas e também no combate contra diversos vírus, fungos e também bactérias.

2. Ajuda no crescimento e desenvolvimento

Atuando principalmente na fase infantil, o zinco é um importante componente que ajuda no crescimento das crianças e no seu desenvolvimento.

Isso se deve ao trabalho do zinco no organismo, estabelecendo e mantendo os músculos e o esqueleto. Ele também é responsável direto pela liberação dos famosos “hormônios do crescimento”.

O crescimento de massa muscular, juntamente com a saúde do nosso metabolismo, também fazem parte do conjunto de tarefas que o mineral cumpre no nosso corpo.

3. Acelera a cicatrização

O zinco é um dos componentes necessários para que possamos executar as cicatrizações de feridas o mais rápido possível.

É por isso que sintomas que estejam relacionados a dificuldade nos processos de cicatrização podem representar a falta de zinco. Nestes casos uma suplementação é recomendada.

4. Importante para gestantes

O zinco também tem a capacidade de atuar durante as gestações, sendo uma peça importante para vários pontos diferentes no que se refere à saúde do bebê.

Nas grávidas, o zinco reduz os possíveis riscos de infecção e previne complicações durante o parto. Nos bebês, ele é fundamental para o ganho de peso após o nascimento.

5. Ajuda no fortalecimento dos ossos

Você sabia que o zinco e a vitamina D andam lado a lado? Pois é, o zinco é o mineral responsável por aumentar a atividade e a ação da vitamina D em nosso corpo, ajudando assim no fortalecimento dos ossos e prevenindo doenças como a Osteoporose.

O fato é que o zinco ajuda a manter também a matriz do osso sempre forte e resistente, impedindo o rápido enfraquecimento que pode aparecer em diversos momentos da vida.

6. Atuação no crescimento capilar

Quando se trata de perda de cabelo, a associação sempre está ligada à deficiência de zinco no organismo. Isso comprova que o zinco é um dos responsáveis diretos para manter a saúde do crescimento capilar.

Além disso, o zinco atua diretamente com a reparação capilar, agindo no tecido capilar e no equilíbrio das glândulas que ficam em volta dos folículos capilares.

7. Auxílio ao olfato e paladar

Os benefícios do zinco não param por aí. Ele também é importante para dois dos cinco sentidos do nosso corpo: o olfato e o paladar.

As células que fazem parte das papilas gustativas, assim como as células olfativas, são ligadas diretamente a atuação do zinco, que regula o nível de funcionamento desses sentidos.

8. Combate a Acne

O controle de oleosidade na pele faz do zinco um importante componente no combate às Acnes, que afetam principalmente os jovens e adolescentes.

Todos sabem como as acnes podem gerar marcas permanentes em nossa pele, então é imprescindível que esse mineral seja consumido constantemente. O controle da quantidade de testosterona no organismo também colabora na eliminação da acne.

9. Combate da Diabetes

Como já vimos aqui, o zinco participa diretamente do equilíbrio de diversos hormônios em nosso corpo. E isso não é diferente quando pensamos na insulina, principal combatente da diabetes.

A ligação entre insulina e zinco acontece para facilitar o armazenamento no pâncreas que depois vai ser liberada para a corrente sanguínea quando for necessário ter a regulação do açúcar no sangue.

10. O zinco pode ser encontrado em diversos alimentos

Agora que você já sabe todos os benefícios que o zinco pode trazer para nossa saúde, que tal conhecer os principais alimentos que são ricos nesse mineral tão importante.

Ostras

Entre todos os alimentos, nenhum se compara as Ostras no que se refere a quantidade de zinco na sua composição. São aproximadamente 39mg a cada 100g de Ostra. Mas por conta do alto preço de venda deste produto, fica inviável adotá-lo em nossa alimentação.

Carne de boi

As carnes são os principais produtos onde facilmente encontramos uma boa quantidade de zinco que é absorvido pelo organismo.

Peru

A carne de peru é uma opção menos calórica e igualmente rica em zinco quando comparada com a carne vermelha.

Amêndoa

Muito procurada para consumo durante as festas de final de ano, as amêndoas são importantes para quem precisa e busca se fortalecer desse mineral.

Amendoim

Na sua forma natural (não industrializado e não salgado), o amendoim também é uma fonte rica em zinco, sendo um dos alimentos mais fáceis de se conseguir para compor uma dieta que pode ser rica em zinco.

Extra: a Chlorella possui uma quantidade importante de zinco

Para você que quer sempre manter o seu corpo rico em zinco e ainda trazer outras séries de benefícios ao organismo, temos uma dica mais que especial, um bônus para essa lista de alimentos ricos em zinco.

A Chlorella é uma fonte importante de várias vitaminas e minerais – e um dos seus principais componentes é o zinco. Conheça mais sobre os benefícios da Chlorella e veja porque é importante incluí-la na sua alimentação diária para começar a usufruir de todas essas vantagens.

guia definitivo paversul

Deixe um comentário