1

Quais são as diferenças entre Chlorella e Spirulina?

Chlorella e Spirulina vêm ganhando destaque como superalimentos, sendo conhecidas como complementos benéficos à dieta. Alguns especialistas até dizem que as algas são o alimento do futuro e que devem ser parte cada vez mais presente da alimentação humana. Só tome cuidado para não confundir: a Spirulina é uma cianobactéria, não uma alga.

Se você ainda não provou algum tipo de alga ou alimentos similares, como cianobactérias, seja por desinteresse ou por falta de conhecimento, já chegou a hora. Elas são alimentos extremamente ricos em nutrientes! A Chlorella e Spirulina são bons exemplos disso.

Existem diversas variedades de alga que você pode provar, mas poucas delas chegam perto dos benefícios de Chlorella e Spirulina. Mas por acaso você sabe a diferença entre elas e como escolhê-las? Confira abaixo o que cada uma pode fazer pelo seu corpo!

Benefícios da Chlorella

A Chlorella é considerada um superalimento e tem diversos benefícios quando inserida na dieta. Ela pode ser consumida por todos, desde atletas de alto rendimento até grávidas que procuram um complemento na alimentação.

Quem consome a alga consegue melhorar o sistema imunológico, ampliar a quantidade de proteína ingerida, desintoxicar o corpo e muito mais! Esse alimento é muito mais rico em proteínas que as fontes mais convencionais. Vinte gramas da alga conseguem suprir um adulto de 20% das suas necessidades diárias.

Também existem indícios de que o consumo da Chlorella ajuda a desintoxicar o corpo de diversas formas. Ela é recomendada para pacientes que passam por tratamentos como quimioterapia e radioterapia. A clorofila presente na alga faz com que o corpo consiga remover substâncias nocivas dentro das células.

Através do consumo regular de Chlorella, o indivíduo consegue controlar até alguns fatores de risco para desenvolvimento do câncer. Por isso, ela está se tornando um alimento tão conhecido e procurado.

Achou que a alga tem poucos benefícios? Ela ainda possui o Fator de Crescimento Chlorella (em inglês Chlorella Growth Factor, o CGF), um composto que só existe nessa fonte alimentar e estimula a reconstrução de tecidos no corpo. O CGF é ideal para quem está passando por cicatrização e precisa de um complemento alimentar adequado.

Benefícios da Spirulina

Diferente da Chlorella, a Spirulina não é uma alga. Ela é uma cianobactéria que vem se tornando um destaque na área de suplementos alimentares. Seu principal diferencial de outros superalimentos é ser rica em diversos tipos de nutrientes.

Quem consome Spirulina consegue ingerir uma grande variedade de:

  • Vitaminas;
  • Minerais essenciais;
  • Ácidos graxos;
  • Ácidos nucleicos;
  • Polissacarídeos;
  • Antioxidantes.

Tudo isso num ser vivo unicelular que muitas pessoas sequer sabiam que existia até alguns anos atrás! Pelo menos 70% do seu peso são proteínas, o que é excelente já que ela possui pouquíssimas calorias. Quem está tentando perder peso e ganhar massa magra encontra nela uma boa aliada.

Além disso, a Spirulina é rica em betacaroteno, substância que está mais presente nessa cianobactéria do que na própria cenoura. Seus aminoácidos contribuem para a sensação de saciedade após a refeição, mais um benefício para quem está tentando perder peso.

Mesmo quando comparada com outros suplementos, a Spirulina tem vantagens. Por ter uma parede celular diferenciada que não é feita de celulose, a cianobactéria é de fácil digestão. Assim, o organismo consegue fazer uso de seus nutrientes de forma muito mais rápida e fácil.

Até seu tom azulado foi descoberto como um ponto positivo. Ele acontece por causa de uma substância que só ocorre na alga e que auxilia a preservar funções cerebrais, saúde cardíaca e o sistema imunológico.

Chlorella e Spirulina

Conforme a sociedade evolui, surgem novas formas de alimentar-se de maneira saudável. As algas e cianobactérias com certeza são uma opção, especialmente quando o assunto é Chlorella e Spirulina. Apesar de serem bastante parecidas, elas não são a mesma coisa.

A Chlorella é bastante versátil e utilizada principalmente por quem deseja cuidar da saúde e manter seu sistema imunológico saudável. Por ser a planta mais rica em clorofila que existe, ela proporciona uma desintoxicação incomparável. A Spirulina não possui essa propriedade já que não é uma alga, mas sim uma cianobactéria.

A Chlorella também é um bom suplemento proteico, mas não tão rica quanto a Spirulina, que tem cerca de 70% do seu peso em proteínas. Por isso, o uso da cianobactéria é mais voltado para a suplementação e complementação da dieta.

Ela também é indicada para quem precisa perder peso e para atletas que buscam aumentar a quantidade de massa magra sem elevar a ingestão de calorias. Atletas conseguem mais um benefício desse alimento: ela é fonte do ácido GLA, que é extremamente raro em alimentos naturais. Ele possui efeitos anti-inflamatórios que previnem dores musculares e o overtraining de quem está em competição.

Portanto, podemos recomendar a Chlorella quando o objetivo é:

  • Desintoxicar o corpo;
  • Aliviar os sintomas de tratamentos como radioterapia e quimioterapia;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Conter os efeitos do envelhecimento.

A Spirulina pode ser indicada para:

  • Aumentar a ingestão de proteínas;
  • Consumir ácidos graxos essenciais;
  • Consumir antioxidantes únicos da Spirulina.

As duas também podem ser usadas para promover a saúde do intestino e melhorar a digestão.

Como escolher a melhor?

Na hora de escolher o suplemento para complementar sua dieta, considere com cuidado seus usos. Faz bastante diferença ingerir Spirulina ou Chlorella, apesar de muita gente confundir as duas.

Além disso, tome bastante cuidado com a marca e o lugar de origem do seu superalimento! A Chlorella, em especial, é bastante sensível ao ambiente onde é criada. Ela absorve poluição e metais pesados facilmente e pode piorar sua saúde se for de má procedência.

A Chlorella de Taiwan é a mais indicada, já que pesquisas revelam que é a mais pura e confiável. A Green Gem oferece algas de excelente procedência e qualidade que complementam sua dieta. Você pode escolher a Chlorella em comprimidos/tabletes ou pó e até mesmo cápsulas do CGF, o fator de crescimento da Chlorella.

Não deixe que a falta de conhecimento te impeça de consumir produtos tão bons para sua saúde. Agora que você já sabe o que Chlorella e Spirulina podem fazer por você, basta decidir qual é a melhor para seu objetivo e começar a utilizá-las na alimentação. Os resultados valem a pena!

Benefícios da Chlorella para o organismo

8 Comentários

  • Gisele

    Gostei das informações.
    Obrigada.

    • Adriano Pasquali

      Olá, Gisele. Tudo bem?
      Que bom que tenha gostado! Espero que siga acompanhando nosso blog 🙂

      Forte abraço!

  • Silvana Oliveira

    Bom dia, podemos consumir as duas ao Meo tempo?

    • Adriano Pasquali

      Olá, Silvana. Tudo bem?
      Sim! Tanto a Green Gem Chlorella, alga de água doce, como a Spirulina, cianobactéria, podem ser ingeridas como complemento pelo ser humano.
      Não há problemas se forem ingeridas juntas, apenas é necessário adequar a quantidade de cada uma conforme orientação de um nutricionista.

      Forte abraço!

  • Marta

    Excelente artigo, informação muito clara. Fiquei apenas com uma dúvida: tem que se consumir apenas uma de cada vez ou se podemos conciliar as duas? Obrigada

    • Adriano Pasquali

      Olá, Marta. Tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      Em relação à sua dúvida, tanto a Green Gem Chlorella, alga de água doce, como a Spirulina, cianobactéria, podem ser ingeridas como complemento pelo ser humano.
      Não há problemas se forem ingeridas juntas, apenas é necessário adequar a quantidade de cada uma conforme orientação do profissional nutricionista.

      Forte abraço!

  • Edna

    Qual quantidade devo consumir de spirulina?

    • Adriano Pasquali

      Olá, Edna! Tudo bem?
      Como trabalhamos apenas com a Chlorella, não temos como orientá-la quanto ao consumo da Spirulina.
      Por isso, indico que você procure uma orientação com o fornecedor da Spirulina.

      Agradeço seu contato.
      Forte abraço!

Deixe um comentário