1

Chlorella orgânica: importância da certificação

Para ser considerado orgânico, qualquer produto deve seguir importantes requisitos como, por exemplo, não utilizar componentes químicos em sua fabricação.

A certificação orgânica é, portanto, uma forma de assegurar que estes requisitos estão sendo cumpridos.

Significa que ao obter esta certificação um produto, processo ou serviço obedece aos regulamentos padrões do órgão responsável por desenvolver e executar políticas desta natureza.

Por isso, você vai conhecer agora a importância da certificação da chlorella orgânica e como saber se realmente este produto está de acordo com as exigências.

Leia também:
Dicas de como cuidar da pele com Chlorella
Chlorella Zn+: o que você precisa saber sobre essa novidade

Como saber se a chlorella é orgânica mesmo?

Muitos consumidores não sabem o que é uma certificação de chlorella orgânica e sua importância. Por isso, muitas vezes acabam comprando produtos não registrados, o que é considerado um dos crimes mais graves contra a saúde pública.

A chlorella é um suplemento alimentar cultivado principalmente em Taiwan, no Japão e na China.

A Paversul escolheu produtos da marca Green Gem para ser importadora exclusiva aqui no Brasil por ter conhecimento pleno da honestidade e preocupação que Taiwan tem com o cliente.

No post anterior já falamos sobre a origem dos produtos que a Paversul distribui e, portanto, temos a certeza de que a Taiwan Chlorella Manufacturing, fabricante dos produtos Green Gem, tem um enorme senso de responsabilidade pelo cliente.

Há uma filosofia de busca pela qualidade que os taiwaneses em geral, prezam. A ilha é feita de trabalhadores sérios, empreendedores criativos e inovadores. Não temos como falar de qualidade sem citar Taiwan.

Logo, qualquer produto da Taiwan Chlorella Manufacturing possui selos consagrados de certificação das maiores e mais importantes entidades regulamentadoras nacionais e internacionais como o United States Department of Agriculture (USDA), Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Para saber se a sua chlorella orgânica é certificada, verifique na embalagem os selos das certificações, pesquise informações sobre cada uma delas e investigue com muito cuidado a comprovação do fato.

Deve existir por parte do fabricante de chlorella orgânica um criterioso cuidado na higiene e saneamento durante o processo de fabricação, incluindo exame bacteriano, análise nutricional, inspeção de cor, verificação de volume e testes de pureza.

USDA e sua principal certificação orgânica

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é o órgão público responsável pela agricultura nos Estados Unidos.

Sua missão é desenvolver e executar oportunidades econômicas com o uso da inovação ajudando a produção agrícola a se desenvolver de forma a nutrir as pessoas e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais.

Os Estados Unidos facilitam o comércio com muitas outras nações através do Programa Nacional de Orgânicos (NOP), criado em 2002.

O Programa Nacional de Orgânicos (NOP) compromete-se a proteger a integridade orgânica por meio de:

  • Auditorias de agentes certificadores;
  • Inspeções anuais no local através de entidades acreditadas pelo USDA;
  • Programa de teste de resíduos para verificar a existência de pesticidas;
  • Atividades de conformidade e fiscalização;
  • Investigações baseadas em denúncias ou questões específicas.

Regulamentos orgânicos

As referências regulatórias que norteiam a produção e certificação de chlorella orgânica e de todos os produtos desta natureza são:

  • Regulamentos orgânicos do USDA que englobam os padrões orgânicos, incluindo práticas proibidas e a Lista Nacional de Substâncias Permitidas e Proibidas;
  • Manual do Programa Nacional de Orgânicos que compila documentos de orientação, notas e instruções para esclarecer políticas e auxiliar agentes acreditados;
  • Lei de Produção de Alimentos Orgânicos de 1990;
  • Preâmbulo que estabeleceu o Programa Orgânico Nacional.

Certificações japonesas para chlorella orgânica

As certificações japonesas para chlorella orgânica através de regulamentações claras criam oportunidades empresariais para produtores e processadores que desejam aumentar o crescimento do consumo no setor orgânico com credibilidade, honestidade e transparência.

E é sobre estas certificações que falamos a seguir.

Associação Japonesa de Alimentos Naturais e Orgânicos (JONA)

A JONA (Associação Japonesa de Alimentos Naturais e Orgânicos) é reconhecida como um organismo confiável que pode certificar padrões internacionais credenciados pela IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica).

Esta entidade realiza certificações regulamentares para vários países, garantindo que os produtos orgânicos possam ser exportados para o Japão, Estados Unidos, União Européia e Canadá, além de estar aberta a fabricantes estrangeiros que procuram pelas certificações Japão JONA e Japão JAS.

Certificação Japão JONA

Esta certificação, criada pela Associação Japonesa de Alimentos Naturais e Orgânicos (JONA) regulamenta a correta gestão de fabricação de microalgas orgânicas.

Certificação Japão JAS

Este selo tem o objetivo de desenvolver, manter e expandir o acesso para produtos de países diversos ao mercado japonês.

Importância das certificações para chlorella orgânica

Um dos motivos pelos quais é importante ter certificação para chlorella orgânica é o compromisso com a saúde dos consumidores.

Os produtos orgânicos vêm ganhando uma série de adeptos no mundo todo devido a esta mentalidade do consumo moderno de procurar por alimentos saudáveis que que não tenham substâncias tóxicas capazes de por a sua saúde e a de sua família em risco.

Produtos com certificações orgânicas de confiança demonstram credibilidade e preocupação com essas pessoas que querem ter a tranquilidade de obter mercadorias segurar para o consumo.

Além do compromisso com a saúde dos consumidores que estão mais preocupados com a qualidade, com a origem e com a forma com que os produtos orgânicos são gerenciados, obter as certificações para a chlorella orgânica facilita o comércio destes produtos através de exportação e importação.

Uma vez que as algas verdes utilizadas para fabricação de chlorella orgânica são cultivadas ao ar livre, naturalmente que é necessário cumprir padrões orgânicos com métodos de cultivo aprovados pelos órgãos competentes.

Dentre todos estes benefícios das certificações está a certeza da obtenção de um produto puro, saudável e sem cargas tóxicas.

Um produto pode ser rotulado como “orgânico” sem ser certificado?

Todo fabricante de produtos orgânicos que deseja apresentar esta informação aos consumidores precisa ser certificado.

Se a empresa não está certificada ela não pode apresentar quaisquer informações de produto orgânico uma vez que estará fazendo propagando enganosa.

Agora que você já entende como funcionam as certificações para chlorella orgânica e outros produtos da mesma natureza procure investigar a origem do que você está consumindo ou pretende fazer uso.

Há milhares de produtos no mercado e a má qualidade de muitos deles são fatores preocupantes.

Procure por empresas que defendam a alta qualidade e que se comprometem com ela.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário que vamos procurar esclarecer o mais breve possível.

guia definitivo paversul

Deixe um comentário