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Saiba como combater o cansaço físico e mental

Estudo, trabalho, atividades domésticas, acúmulo de tarefas e aquela correria do dia a dia. Tudo isso é prato cheio para um problema que atinge grande parte das pessoas: o cansaço.

Quando o volume de tarefas e atividades que assumimos excede nossa capacidade de lidar confortavelmente com tais situações, nosso corpo pode ser afetado no estado físico e mental.

Sabe aquela sensação de desânimo que surge do nada? Falta motivação para seguir em frente? Bateu a vontade de ir embora quando acabou de chegar? Até mesmo dores pelo corpo podem ser sintomas de que é preciso uma pausa.

O cansaço frequente pode comprometer o desempenho em atividades que antes eram prazerosas e se tornam entediantes e desgastantes. Não para por aqui: por interferir no funcionamento do organismo, pode resultar em doenças cardíacas, hipertensão, fobias, gastrite, entre outros problemas.

Combater o cansaço físico e mental é necessário para não acumular tensões que podem causar prejuízos para nossa saúde. Confira nesse artigo quais são os tipos de cansaço, os sintomas mais comuns e como se prevenir!  

Os tipos de cansaço físico e mental

O cansaço está relacionado diretamente ao nosso estilo de vida e é proporcional aos esforços físico e mental diários.

Cansaço físico e mental são diferentes, mas normalmente ocorrem ao mesmo tempo. Ambos estão relacionados à rotina de cada pessoa. Acompanhe a seguir as principais diferenças e os sintomas mais comuns de cada um deles.

Cansaço físico

Uma atividade que era feita com tranquilidade está exigindo mais de você atualmente? Cuidado! Pode ser fraqueza muscular.

Caminhada, corrida, treino, prática de esporte ou até mesmo subir escadas. Se essas atividades vêm acompanhadas de muito cansaço pode ser sinal de estafa física. Ela causa dores musculares, ocasionadas pelo desgaste e também alimentação inadequada.

Se não for tratado adequadamente, o cansaço físico pode resultar em outras doenças como anemia e prisão de ventre.

Quais são os sinais?

Você trabalha o dia inteiro sentado. Quando chega em casa prefere se jogar no sofá ou fazer uma caminhada ao fim do dia? Se a resposta foi ficar em casa pode ser um sinal de cansaço físico.

Além disso, os sintomas mais comuns são:

  • dores pelo corpo;
  • distensão muscular;
  • falta de ânimo
  • imunidade baixa.

Cansaço mental

Mais comum e grave do que o físico, o cansaço mental é ocasionado pela alteração do sistema nervoso central. Ele está relacionado a um desgaste emocional e metabólico muito grande que é causado pelo excesso de responsabilidades.

Muitas vezes, os sintomas psicológicos podem se transformar em dores físicas. Caso não seja tratado, pode resultar em doenças como insônia, perda de memória, ansiedade, tristeza profunda, entre outras.

Quais são os sinais?

Além dos sintomas psicológicos, nosso corpo pode apresentar sinais físicos de cansaço mental. Entre os principais podemos citar:

  • insônia;
  • impaciência;
  • falha de memória;
  • dificuldade de concentração;
  • desânimo;
  • desconforto estomacal;
  • perda de apetite;
  • palpitação.

Como combater o cansaço físico e mental

Temos maneiras diferentes de combater o cansaço físico e mental. Porém, melhorando em um aspecto da sua vida, o outro lado será fortalecido ao natural. Quer saber como?

Para vencer o cansaço mental o mais indicado é o relaxamento. As vezes, é preciso de uma pausa para analisar como estamos lidando com nossas frustrações e problemas. Uma simples mudança agora pode nos prevenir de problemas mais graves lá na frente.

Além de relaxar, procure resolver um problema de cada vez e evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Encontre a maneira ideal de organizar suas prioridades e cuide para não ficar sobrecarregado.

Já os cuidados com a parte física envolvem, principalmente, uma dieta saudável e atividades mais relacionadas ao corpo. Procure praticar atividades físicas com moderação, sempre respeitando o ritmo individual.

Quanto mais cansados ​​nos tornamos, menor é nossa capacidade de desempenhar as exigências diárias. Se um tipo de cansaço pode levar ao outro, consequentemente melhorando no aspecto físico você vai fortalecer o mental e vice-versa.

Existem pequenas mudanças em nossa rotina que podemos fazer para combater o cansaço físico e mental. Veja a seguir algumas dicas!

Dormir bem

Um sono de qualidade é uma parte importante para controlar o cansaço. Exceto em dias de folga, procure ter horário definido para ir para a cama e acordar todos os dias.

Certifique-se que o quarto esteja escuro e silencioso. Por isso, evite o contato com eletrônicos, como a TV e o celular, por no mínimo uma hora antes de dormir. As telas podem estimular a atividade cerebral e interferir na qualidade do sono.

Evite fazer refeições 2 horas antes de se deitar. E por último, um banho quente é bem-vindo para diminuir o ritmo e aliviar nosso corpo das preocupações do dia.

Alimentação saudável

A forma como nos alimentamos diz muito a nosso respeito. Uma dieta inadequada pode afetar o quão cansado nos sentimos.

Por isso, faça pequenas refeições com mais frequência ao longo do dia. Evite alimentos industrializados e prefira as opções orgânicas. Vale consumir muita fruta e legumes fresquinhos, além de lanches com baixa quantidade ou zero açúcar.

E claro, evite cafeína à noite. Também procure ingerir bebidas alcoólicas com moderação.

Atividade física

A prática regular de atividade física pode ajudar a reduzir a fadiga e melhorar o sono.

Encontre um exercício que seja prazeroso e invista nele em um horário do dia que você se sentir mais produtivo. No entanto, quem não está fisicamente ativo deve começar com cautela e ir aumentando o ritmo gradualmente, de preferência com acompanhamento profissional.

Umas das melhores maneiras de combater o cansaço físico e mental é ter tempo suficiente para você. Assim é possível descansar, dormir melhor, ir para a cozinha e ter um tempinho para cuidar do corpo.

Mas fique atento! Se o cansaço é frequente, o aconselhável é procurar um auxílio médico para buscar o tratamento mais adequado. Estar disposto e de bem com você mesmo é sinônimo de qualidade de vida!

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