1

6 dicas para dormir melhor esta noite

Uma boa noite de sono está diretamente relacionada com a qualidade de vida. Quem não dorme adequadamente pode sofrer uma série de consequências.

Cansaço, sonolência diurna, fadiga e mau humor são apenas alguns dos impactos que pode sofrer uma pessoa que não consegue dormir o número adequado de horas por noite.

A insônia também pode afetar nossa criatividade e concentração durante as atividades básicas do dia a dia.

O ideal para a maioria da população adulta é dormir de 7 a 8 horas, mas cada indivíduo tem suas necessidades específicas e esse tempo pode variar para cada um.

Se você está buscando alternativas de como dormir melhor e render mais durante o dia, confira 6 dicas que vão te ajudar a descansar o corpo e a mente!

Leia também:
8 excelentes motivos para vender produtos Green Gem
Influência e benefícios da Chlorella em crianças

1. Tenha um ambiente adequado para dormir bem

Colchão, travesseiro e até mesmo a roupa de cama podem influenciar na hora de dormir. Se você acorda com dores musculares ou nas costas, é um indicativo que está na hora de trocar de colchão ou travesseiro.

Também é preferível optar por lençóis que permitam a respiração da pele, feitos de fibras naturais, por exemplo.

Para dormir bem, nosso corpo precisa estar em um ambiente confortável. A luz do quarto é muito importante neste aspecto, por isso prefira dormir no escuro. Nossos olhos precisam descansar e o ambiente escuro proporciona um perfeito relaxamento da estrutura muscular dos olhos.

A iluminação está diretamente relacionada com o sono. A luminosidade no quarto pode interferir, pois o corpo sente como se não fosse o momento certo de adormecer.

Além disso, a luz da manhã favorece o despertar. Portanto, vale a pena você investir em uma cortina de qualidade.

Outra coisa: quarto é lugar para dormir. Nada de usá-lo para trabalhar, comer e ficar rolando de um lado para o outro da cama.

Seu cérebro precisa entender que a cama é um local para dormir. Assim, fica mais fácil você sentir sono logo que está no ambiente.

2. Chegou a hora de desconectar

É praticamente unanimidade entre os especialistas do sono que devemos desligar os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.

Para quem quer dormir melhor, será preciso renunciar ao hábito de checar as últimas novidades nas redes sociais ou colocar as séries em dia quando vai para a cama. Função soneca na TV? Precisamos evitar também.

O corpo precisa desse período de tempo para começar a relaxar e deixar o cansaço chegar naturalmente.

Estudos apontam que a luz emitida pelas telas pode comprometer nosso sono e até mesmo interromper a produção de melatonina, o hormônio do sono. Inclusive, o mais indicado é carregar o celular fora do quarto.

Difícil essa, não é mesmo? Mas aconselhamos você a fazer o teste! O resultado será uma noite de sono relaxante e um dia mais produtivo para encarar a correria rotineira.

3. Faça atividades relaxantes

Depois de dar um tempo nos aparelhos tecnológicos, aproveite para relaxar. Um bom banho, uma meditação e até mesmo uma leitura agradável são algumas indicações para aliviar a mente em um dia agitado.

Ter o hábito da leitura noturna ajuda a ficar desconectado e nosso cérebro entende que é hora de relaxar.

Mas nada de ler em tablets, celulares e outros aparelhos. A orientação é folhear um livro mesmo.

É importante evitar narrativas de suspense, ação ou outros gêneros que podem causar sentimentos negativos e proporcionar o efeito contrário, prejudicando o nosso sono. Prefira histórias leves.

4. A influência do que bebemos em nosso sono

Não vive sem o cafezinho de todo o dia? Então procure manter esse hábito durante o período da manhã ou início da tarde, já que o efeito da cafeína pode durar até seis horas no organismo.

Outras bebidas cafeinadas, como refrigerantes, chá preto e mate também atrapalham o nosso sono e não são recomendadas antes de dormir.

As bebidas alcoólicas devem ser evitadas também por pelo menos três horas antes de dormir.

Seu uso excessivo inibe o sono profundo e mantém a pessoa nas etapas de sono mais leves, fazendo com ela durma de forma irregular durante a noite.

Bebidas que ajudam a dormir melhor

Chás calmantes como camomila, erva doce e cidreira contribuem para dormir melhor, pois ajudam no relaxamento.

 Outra boa pedida é um pouco de Green Gem Chlorella Pó com água levemente morna. Mesmo que em quantidades pequenas, ela contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que atua regulando o sono.

Um toque de mel pode ajudar a potencializar os benefícios dessas bebidas, já que possui propriedades calmantes que ajudam corpo e mente a relaxarem.

5. Para dormir bem à noite, preste atenção no dia

Aqui estamos mais uma vez falando de alimentação e exercício físico. Eles também andam juntos com noites de sono mais tranquilas.

Existem alguns alimentos que dão uma ajudinha na hora de dormir melhor, porém o mais importante é evitar comer em excesso antes de ir para cama.

Se você for beliscar algo, prefira alimentos ricos em magnésio ou proteína magra e descarte comidas gordurosas.

Já a prática de exercícios físicos é recomendada para gastar a energia do corpo e preservar nossa saúde.

Mas é importante realizar essas atividades ao longo do dia, e não muito próximo a hora de dormir. O nosso corpo pede um tempinho para acalmar sem atrapalhar o sono.

6. Controle o estresse

Muitas vezes chegamos ao fim do dia não apenas exaustos, mas com estresse mental em alto nível. Essa sobrecarga pode refletir na hora de repousar.

A meditação ajuda a dormir melhor e também a reduzir as horas necessárias para se reenergizar.

Mesmo quem nunca meditou antes pode praticar. Lembra que falamos acima sobre se desconectar? Esse é o primeiro passo. Depois você pode sentar ou deitar confortavelmente em um ambiente tranquilo e observar a sua respiração.

Assim, a frequência cerebral vai desacelerando, o que provavelmente vai causar uma sonolência.

Técnicas de respiração podem ajudar

Respirar de forma apropriada pode acalmar nossos sistemas e preparar o corpo para o sono. No site da Huffpost você encontra algumas técnicas muito interessantes para praticar.

Um exercício que funciona como um calmante e ajuda a induzir ao sono é a respiração profunda. É ideal para relaxar e esquecer dos pensamentos que podem estar te preocupando.

Não conhece essa técnica? Veja este gif que pode te ajudar:

6 dicas para dormir melhor esta noite gif
Fonte: Giphy


Uma boa noite de sono não tem preço. Para ter mais disposição ao longo do dia, é necessário recarregar as baterias durante a noite.

A privação de sono pode causar impactos sérios na nossa saúde, aumentando o risco de hipertensão, doenças degenerativas, ansiedade e depressão.

É importante observar nosso comportamento noturno e, principalmente, estar disposto a alterar alguns hábitos prejudiciais à saúde.

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a dormir melhor e ter uma vida muito mais saudável!

Seu corpo está intoxicado? Faça o teste e descubra!

Deixe um comentário