1

4 motivos que levam à perda de energia e vitalidade

Muitos fatores contribuem para a perda de energia e vitalidade. A resposta para o problema pode estar nos seus hábitos, na sua rotina.

Há pessoas que estão sempre exaustas com aquela sensação de acordar já querendo voltar para a cama. Vão para o trabalho se arrastando e quando chegam em casa pensam apenas em descansar.

Sinal de que a idade está batendo? Não se engane! A idade pode provocar alterações no organismo, mas envelhecer não é sinônimo de perda de energia e vitalidade.

Você pode começar a observar fatores físicos e emocionais que podem estar roubando sua disposição. Para ajudar, mostraremos 4 motivos que podem estar nos sabotando nesse processo.

Motivos que levam à perda de energia e vitalidade

Está sempre cansado, sem energia e sem disposição para as tarefas mais simples do dia a dia? Então você provavelmente comete algum desses erros.

Estresse excessivo

O estresse em excesso é um dos principais vilões que roubam nossa energia. Ele afeta tanto na disposição física quanto mental.

Estar sempre sob pressão, ter acúmulo de tarefas, muitas preocupações e problemas para resolver são situações que acabam com qualquer pessoa.

Por isso, saber quando desacelerar é essencial. Uma boa opção para relaxar é fazer uma viagem para um lugar tranquilo. Se não for possível, opte por um passeio em meio à natureza.

Outro conselho para diminuir a carga de estresse é ter alguém para desabafar. Pode ser um familiar, amigo próximo ou até mesmo uma ajuda profissional. O segredo é não acumular sentimentos ruins dentro de você.

Noites mal dormidas

Sim, dormir bem é uma das principais fontes de energia. Porém, nem sempre conseguimos ter uma noite tranquila de sono.

Existem diversos fatores que podem contribuir para noites mal dormidas, como:

  • situações de estresse;
  • cansaço;
  • má alimentação;
  • abuso de bebidas alcoólicas;
  • excesso de cafeína, entre outros.

Como resultado de uma noite mal dormida, a maioria das pessoas não consegue ter um bom rendimento durante o dia.

Explicando melhor sobre a cafeína, que citamos acima, ela é considerada um poderoso estimulante e pode dar um up na nossa energia. Porém, só vai ser benéfica se consumida com moderação. Quem exagerar na dose pode ter o efeito contrário.

Segundo especialistas, consumir quantidades acima de 300 ou 400 miligramas de cafeína por dia pode afetar negativamente no sono. Isso faz com que você já acorde com a sensação de estar cansado.

Então lembre-se: fique dentro do consumo diário indicado para ter uma noite de sono mais tranquila e, consequentemente, terá energia o suficiente para as atividades rotineiras.

Consumo de álcool

Já falamos anteriormente que a bebedeira frequente vai interferir no seu sono. Além disso, é capaz de sugar toda sua energia.

De uma a duas taças de vinho ou um a dois copos de cerveja por dia é considerado o limite para que o consumo de álcool se enquadre em moderado.

Se você costuma beber mais que isso com frequência, vai estar causando prejuízos que levam à perda de energia e vitalidade.

Quanto ao sono, muitas pessoas pensam que o consumo de álcool ajuda a dormir com mais facilidade. Não deixa de ser verdade num primeiro momento. Mas ele também bagunça os ciclos do sono e interfere no tempo que você fica em sono profundo.

E para completar, o abuso de bebidas alcoólicas leva a desidratação, o que vai interferir fortemente na sensação de cansaço constante.

Má alimentação

Uma alimentação altamente nutritiva é prato cheio para nos deixar com muito mais energia e disposição!

O ferro, por exemplo, é essencial no transporte de oxigênio pelo corpo. Com a falta dele no organismo a sensação de cansaço é nítida. A gordura também tem papel importante na produção energética.

Têm casos que um nutriente depende do outro para ser absorvido. Por isso, a falta de apenas um deles pode causar uma verdadeira bagunça.

A deficiência de nutrientes pode provocar problemas que estão relacionados com o cansaço excessivo, a preguiça e a falta de disposição.

O que fazer para melhorar

Se você está com falta de energia procure investigar o que te leva a ficar sempre assim. Seja fazendo ajustes no estilo de vida ou até mesmo procurando um auxílio médico, saber a origem do seu esgotamento vai te ajudar a melhorar.

Mas por que investir tempo para garantir que você tenha energia ideal? A perda de energia e vitalidade faz com que nosso corpo fique fraco, o que dificulta a execução de tarefas simples do dia a dia.

Confira a seguir dicas para aumentar sua energia e vitalidade de uma maneira simples e natural.

Beba chá

Além de ingerir muita água, é claro, os chás também podem ajudar. Eles não são apenas hidratantes, mas desintoxicantes.

Chás de diferentes ervas podem apoiar a limpeza dos principais órgãos, nossas células sanguíneas e o sistema endócrino, que é essencial na capacidade do corpo de regular sua resposta ao estresse e manter níveis adequados de energia.  

Alimente-se corretamente

Adicione verdes mistos na alimentação. As verduras frescas têm enzimas naturais que ajudam na quebra de alimentos.

Quando você digere os alimentos verdes, seu corpo só faz metade do trabalho, consumindo menos energia em comparação ao consumo de comidas mais pesadas.

Se você tem dificuldade em incorporar verduras na sua dieta, opte pelo consumo de frutas.

Os cuidados com a alimentação são essenciais para o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, nos dão mais energia e disposição.

Pratique exercícios físicos

Exercício físico e energia andam lado a lado. E não pense que precisar ser um treino intenso. Estudos comprovam que andar de bicicleta 20 minutos três vezes por semana é suficiente para mandar a fadiga embora.

Praticar atividades físicas aumentam a oxigenação do sangue e dos tecidos, além de estimular a liberação de dopamina, adrenalina, endorfina e serotonina.

Tente uma nova atividade

Cair na rotina pode ser um fator agravante para a perda de energia e vitalidade. Se você entrou no piloto automático tenha cuidado. Procure o quanto antes encontrar coisas novas para fazer.

Escolha atividades que você gostava de fazer e parou por algum motivo. Quem sabe é a hora de retomar! Ou encontre um novo hobby.

Enquanto umas pessoas estão completamente exaustas, outras parecem estar ligadas no 220 e nunca param. É uma disposição de dar inveja, não é mesmo?

Energia e vitalidade são essenciais para nos dar ânimo de viver plenamente. Agora que você já sabe como conquistá-las, nada de ficar parado! É só colocar em prática e esbanjar disposição por aí.

Deixe um comentário