1

Benefícios da terapia holística como você nunca viu: descubra aqui!

Quem visita um médico convencional está em busca de cura para um sintoma, como uma dor de cabeça. 

O médico faz uma análise, talvez peça exames e logo prescreve um medicamento que aliviará o sintoma que motivou a consulta. É um processo rápido, muitas vezes impessoal, que nem sempre resolve todos os problemas do paciente. 

Um terapeuta holístico entende isso e busca trazer bem-estar para quem está em consulta por meio do equilíbrio. 

Existem diversos benefícios da terapia holística que o público ainda não entende e está na hora de falarmos mais sobre isso para mostrar que esses profissionais realmente são especiais. 

Trabalha na área e busca uma forma simples e clara de apresentar a terapia holística e seus resultados? É exatamente isso que preparamos nesse guia, então aproveite a leitura!

O que é terapia holística?

A terapia holística é um tipo de medicina alternativa que considera a saúde como um todo. Muitos métodos são originários de princípios da Medicina Tradicional Chinesa, que é praticada há mais de 4.000 anos. 

No entanto, a terapia holística surgiu como a conhecemos hoje no movimento de Contracultura, que começou nos Estados Unidos na década de 1960. 

A prática chegou na América Latina a partir de 1980 e se mantém forte até hoje. 

O terapeuta holístico nunca vê os indivíduos de forma fragmentada porque reconhece que uma patologia é mais que seus sintomas. 

Uma dor de cabeça, como mencionamos na introdução, não pode ser resolvida somente com um analgésico. É preciso encontrar a causa energética, mental e espiritual do problema para conseguir uma solução. 

Em alguns hospitais brasileiros a terapia holística é adotada há anos para complementar tratamentos convencionais. Em 2008, um hospital em São Paulo passou a adotar as terapias para auxiliar pacientes diagnosticados com câncer. 

Os tratamentos mostraram eficiência em diminuir a ansiedade e pensamentos negativos relacionados ao diagnósticos da doença. Os recursos inclusos vão desde acupuntura, fitoterapia, psicanálise e muitos outros. 

Benefícios da terapia holística

Quem ainda não testou os tratamentos e soluções do método sempre se pergunta a respeito dos benefícios da terapia holística. 

Existem muitos, especialmente considerando que o corpo e mente são tratados como um todo. Confira os principais deles listados abaixo. 

1. Incentiva as pessoas a alterarem o estilo de vida 

Lembra-se do exemplo que usamos no início desse artigo? Um paciente busca um médico para tratar uma dor de cabeça e recebe um medicamento. 

Naquele momento a dor realmente passará com a medicação, mas o problema ainda não está resolvido. 

A terapia holística reconhece que o interagente – termo utilizado para se referir às pessoas que buscam esse tipo de tratamento – não é somente um sintoma, mas sim um ser inteiro e estimula a melhora por meio da mudança do estilo de vida. 

Portanto, um dos benefícios da terapia holística inclui promover uma vida mais saudável

Quem deseja curar qualquer sintoma, seja ele físico ou psicológico, deve colocar sua vida em equilíbrio. Por isso, tratamentos holísticos vão muito além do que somente uma medicação analgésica. 

2. Trata o indivíduo por completo

Quer realmente resolver um problema? Então trate o doente, não a doença. Essa é uma frase comum na terapia holística e você provavelmente já ouviu em algum lugar. 

Já compreendeu seu significado? Ela mostra por que tantas pessoas vem buscando essas terapias como soluções para doenças que antes só eram tratadas pela medicina moderna. 

Muitos problemas surgem por motivos psíquicos que precisam ser resolvidos antes de encontrarmos um resultado realmente eficiente. 

Mesmo uma simples dor lombar talvez esteja relacionada a fatores psíquicos que um relaxante muscular ou analgésico não resolve. 

Nessa área da terapia encontramos interagentes que vieram para tratar o sintoma da doença e perceberam que o verdadeiro problema estava na ansiedade, estresse, medo, depressão, entre outros. 

Esses são os benefícios da terapia holística, proporcionar melhor tratamento e conhecimento sobre si mesmo. 

3. Promove a longevidade

Parte do público da terapia holística está em busca de melhor bem-estar. As técnicas holísticas ganharam popularidade entre quem sofre com o estresse e ansiedade da vida urbana, ajudando a evoluir como pessoa e superar complicações. 

Para compreender como os efeitos tranquilizantes da terapia aumentam a longevidade, precisamos entender os efeitos nocivos dos hormônios do estresse. 

Durante um momento de ansiedade o corpo libera diversas substâncias que causam constrição dos vasos sanguíneos e aumentam os batimentos cardíacos. 

Isso não seria um problema se acontecesse de vez em quando, mas ocorre várias vezes por dia. A longo prazo um estilo de vida estressante aumenta as chances de desenvolver doenças, como hipertensão, e até sofrer um ataque cardíaco. 

Interagentes que procuram os benefícios da terapia holística conseguem reverter o quadro. Com técnicas terapêuticas eles aprendem a lidar com o estresse e ansiedade, melhoram a saúde e vivem mais. 

4. Tratamento natural e pouco invasivo

Graças às informações mais acessíveis, o público está começando a entender que sua alimentação é cheia de produtos químicos

A medicina convencional não é diferente. Seus remédios melhoram um sintoma e ao mesmo tempo prejudicam diversos sistemas do corpo. 

Portanto, alternativas mais naturais e saudáveis à tratamentos convencionais ajudam a encontrar bem-estar. A terapia holística utiliza maneiras de reequilibrar as energias para resolver diversos tipos de condições. 

Dependendo da técnica utilizada você pode optar por massagens, reiki, fitoterápicos entre outros. 

A grande diferença da medicina tradicional está na falta dos conhecidos efeitos colaterais. Métodos naturais também ajudam a prevenir doenças e evitar que a pessoa precise recorrer a mais remédios. 

5. Trabalha cada paciente individualmente

Na terapia holística tudo começa com uma avaliação detalhada do interagente e de seu estilo de vida. O terapeuta precisa compreender exatamente de onde surgiu o problema para conseguir corrigi-lo.

Caso não exista um sintoma, ainda é importante entender o estilo de vida dessa pessoa para conseguir equilibrar suas energias. 

Cada indivíduo é único e a terapia holística reconhece e abraça essa ideia. É por isso que suas soluções são individualizadas. 

Um interagente que utiliza algum método de terapia holística não pode recomendar um fitoterápico que usa para o amigo como se fosse um analgésico. Afinal de contas, aquilo foi planejado especificamente para suas energias e estilo de vida. 

Percebeu como a terapia holística é uma prática diferenciada que traz diversos benefícios para a vida das pessoas? Não é à toa que existem milhares de profissionais atuando nessa área no Brasil e os números não param de crescer. 

Para conseguir destacar-se na área e oferecer o melhor dos benefícios da terapia holística é importante trabalhar com compostos naturais de qualidade. 

Por acaso você já sabe tudo que a Chlorella, considerada uma super alga, pode fazer nos tratamentos? Confira nosso infográfico completo sobre o assunto nesse link.

Benefícios da Chlorella para o organismo

Deixe um comentário