1

Chlorella para vegetarianos: conheça os benefícios

Quem opta por uma dieta vegetariana ou vegana deve conhecer os benefícios das algas, em especial a Chlorella.

Ela é uma das principais fontes de proteína provenientes de plantas. Por isso, é recomendada para complementar cardápios restritos, pois seus componentes ricos em proteínas podem substituir a carência de carne, peixe e frango, por exemplo.

Neste artigo, nos aprofundaremos sobre a filosofia por trás desse estilo de vida, além de destacarmos os principais benefícios da Chlorella para vegetarianos. Aproveite a leitura!

Vegetarianismo: mais que uma dieta, um estilo de vida

Muitas pessoas acreditam que uma vida sem carne é praticamente impossível, mas o vegetarianismo veio para provar o contrário.

Esse regime alimentar exclui qualquer tipo de carne, incluindo a bovina, a do peixe e do frango.

O principal motivo pelo qual a maioria dos vegetarianos decidem por esse estilo de vida é a preocupação com os animais.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a cada minuto são abatidos mais de 10 mil animais terrestres só no Brasil, com o intuito de produzir carnes, leite e ovos. 

Esses bichos são sencientes, ou seja, sentem dor e felicidade. Por isso, optar por uma alimentação vegetariana é escolher não compactuar com a exploração, confinamento e abate destes animais.

O vegetarianismo é classificado da seguinte forma: 

  • ovolactovegetarianismo: consome ovos, leite e laticínios;
  • lactovegetarianismo: consome leite e laticínios;
  • ovovegetarianismo: consome ovos;
  • vegetarianismo estrito: não consome nenhum produto de origem animal.

“Mas e as proteínas?”

Uma das principais dúvidas de quem considera virar vegetariano é em relação às proteínas.

Existe uma preocupação que uma dieta de base vegetal não fornece a quantidade necessária de proteínas para uma manutenção saudável das funções biológicas e da massa muscular. 

Por isso, uma das principais vantagens da Chlorella para vegetarianos é sua grande fonte de nutrientes muito benéficos para a saúde.

Por exemplo, a vitamina B12, crucial para a formação das células vermelhas do sangue, é presente normalmente apenas em carnes, leite, queijos e ovos.

Porém, a vitamina também está presente na Chlorella. Neste aspecto, é interessante ressaltar que a absorção da B12 só é possível ao consumir a Green Gem CGF.

Dessa forma, o consumo da Chlorella para vegetarianos ajuda a repor micronutrientes e, por isso, o alto conteúdo proteico de fácil absorção da microalga é tão benéfico para quem segue uma dieta sem carne.

Chlorella para vegetarianos: benefícios além da proteína

A Chlorella é conhecida principalmente pela sua alta concentração de proteínas – mas esse não é o seu único aspecto positivo.

Neste tópico, você verá mais sobre a composição da microalga, seus outros benefícios e como ela é superior a outras fontes alternativas de nutrientes.

Afinal, o que tem na Chlorella?

Mais da metade (cerca de 60%) da Chlorella é composta de proteínas completas e absorvíveis.

Por isso ela fornece todos os aminoácidos essenciais para o ser humano. A microalga também possui uma boa proporção de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Em 100 gramas de Chlorella encontra-se: 

  • 60g de proteína
  • 9g de gordura
  • 23g de carboidratos
  • 1026% da ingestão diária recomendada (do inglês, RDA) de vitamina A
  • 22% de RDA de cálcio
  • 17% de RDA de vitamina C

A Chlorella também é rica em vitamina D, E e K1, magnésio, potássio, fósforo e zinco.

Além disso, a microalga contém mais clorofila por grama do que qualquer outra planta do mundo e é uma das poucas fontes absorvíveis de vitamina B12 à base de plantas.

Como com todos os suplementos, o recomendado é consultar com um médico, nutricionista ou demais profissionais da saúde antes de adicionar Chlorella à sua dieta.

Assim, terá a prescrição ideal para seu tipo de necessidade.

Outros benefícios da Chlorella para vegetarianos

Não há dúvida de que a Chlorella para vegetarianos ajuda na ingestão diária recomendada, mas não para por aí. Além disso, a microalga ajuda em questões como:

Desintoxicação

Se você consome frutas e vegetais com resíduos de pesticidas, perceberá logo essa vantagem da Chlorella.

A microalga ajuda a eliminar essas substâncias tóxicas do seu corpo, pois se liga a esses compostos que se acumulam em nosso organismo. Depois, ajuda na sua eliminação.

Prevenção do câncer 

Esse é, sem dúvidas, um dos principais benefícios da Chlorella. Um estudo publicado em 2014 no Journal of Zheijang registrou que a Chlorella ajudou a combater novas células anormais. 

Embora ainda não há evidências de que a microalga é capaz de diminuir a taxa progressiva de câncer ou melhorar as chances de sobrevivência, um estudo de 2014 na Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências (eCAM) descobriu que a Chlorella aumentou a qualidade de vida em mulheres com câncer de mama.

Combate ao envelhecimento

O estresse oxidativo é o excesso de radicais livres em comparação com o sistema protetor intrínseco de cada célula.

Ele provoca o envelhecimento precoce, certos tipos de câncer, mal de Parkinson e outras doenças.

Porém, há esperança, já que vários estudos analisaram o efeito de Chlorella no estresse oxidativo.

Foi comprovado que a microalga melhora o status antioxidante no corpo.

Logo pode ser utilizada no tratamento contra o envelhecimento. Além disso, a suplementação de Chlorella pode prevenir atrofia muscular relacionada à idade.

Efeitos anti-inflamatórios

Apesar de ter ganhado mais popularidade nos últimos anos no Ocidente, as microalgas são usadas há milênios por culturas orientais, pois possuem uma ampla gama de vitaminas, minerais e fitonutrientes. 

Sua ação antioxidante também é utilizada no tratamento de condições inflamatórias.

Estudos já mostraram o uso de Chlorella resultando em benefícios significativos na inflamação da pele, na duração e no processo geral de cicatrização.

Mesmo com todos os benefícios da Chlorella para vegetarianos, ainda há dúvidas sobre essa alga verde.

Por isso, reunimos as questões mais comuns no eBook “Mitos e verdades sobre a Chlorella“.

Com esse material, você terá ainda mais motivos para incluir a Chlorella na sua dieta

cta ebook mitos e verdades chlorella

Deixe um comentário