1

Fornecedores de produtos naturais: 6 dicas para escolher o melhor parceiro

Sabia que os fornecedores de produtos naturais certos podem te ajudar a alavancar seu negócio? O motivo é simples, essa área possui clientes muito exigentes que buscam qualidade e confiança acima de tudo. Quem deseja crescer, conquistar consumidores leais e, acima de tudo, melhorar sua lucratividade, não pode economizar esforços na escolha de boas parcerias.

Quer entender como escolher o fornecedor perfeito por meio de alguns itens simples? Confira as dicas abaixo que te guiarão durante esse processo para encontrar parcerias que realmente trazem benefícios para o seu negócio.

Por que escolher fornecedores de produtos naturais confiáveis?

Escolher fornecedores é uma etapa pela qual todos negócios passam e que influencia diretamente na qualidade de seu produto final.

É importante saber que ao definir um fornecedor você não está somente comprando um produto, mas estabelecendo uma parceria.

O tempo de resposta deste fornecedor determina quando você terá produtos em estoque e a qualidade dos itens afeta a satisfação do seu consumidor.

Ou seja, decidir errado traz prejuízo e muita dor de cabeça. Por isso, quem deseja alavancar o negócio e crescer deve tomar cuidado na hora de escolher fornecedores de produtos naturais. Está pronto para começar sua pesquisa pelo parceiro perfeito?

Nesse caso, comece a montar uma base de dados para inserir alguns fatores que você deve levar em consideração na hora de selecionar.

Uma dica rápida: guarde as informações de todos os fornecedores que você pesquisou. Na hora de uma emergência talvez seja necessário entrar em contato com outros e não dará tempo de pesquisar tudo novamente.

1. Custo benefício

O primeiro fator que a maioria das pessoas pensa na hora de buscar um fornecedor é o preço. Realmente é importante encontrar alguém que consiga entregar o produto dentro do seu orçamento, mas isso não é tudo.

Os fornecedores de produtos naturais precisam combinar preço justo com qualidade para que a parceria realmente seja benéfica.

Quer ter certeza de quem realmente tem capacidade para tornar-se seu fornecedor? Então confira primeiro a qualidade das mercadorias que oferece e depois seu custo.

Nunca escolha somente pelo menor preço. Este erro é a receita para encontrar alguém que te trará prejuízos a longo prazo.

2. Fornecedores que atendem suas necessidades

Conhecer muito bem o próprio negócio também ajuda na hora de encontrar o fornecedor mais adequado.

Quem trabalha no ramo de produtos naturais possui algumas necessidades especiais que devem ser atendidas para garantir a satisfação do cliente.

Os produtos veganos e vegetarianos devem ser fornecidos por quem é especialista na área. Caso contrário pode acontecer a contaminação cruzada, que é quando utiliza-se um mesmo ambiente para a preparação ou embalagem de alimentos veganos e não veganos, deixando que eles entrem em contato com carne ou derivados.

O mesmo pode acontecer com quem trabalha com produtos específicos para públicos com restrições alimentares. O ideal é escolher um fornecedor que possa te dar garantia de qualidade e segurança para seus produtos.

Tome cuidado também com contaminação e o uso de agrotóxicos e outros tipos de produtos químicos caso você trabalhe com orgânicos.

3. Referências de outros clientes

Referências são excelentes para avaliar a qualidade de um fornecedor.

Dê preferência para parceiros que já trabalham com outros negócios da sua área e tente conversar com alguns deles.

Você deve descobrir como é o relacionamento comercial, sua relação com prazos e a satisfação do consumidor com seus produtos.

Quando os fornecedores de produtos naturais já trabalham com sucesso no atendimento a outras lojas as chances de dar certo para o seu negócio são grandes.

Você pode pedir as referências diretamente para o fornecedor com o qual está negociando.

4. Fatores logísticos

Considere com cuidado como serão feitas as entregas. Quem trabalha com produtos perecíveis, por exemplo, talvez precise de entregas mais frequentes e de volumes menores.

Por acaso seu negócio está sujeito a emergências que exijam ações rápidas do fornecedor? Tudo precisa ser combinado de antemão.

Caso o fornecedor não consiga entregar produtos de última hora para um evento, por exemplo, você perderá vendas. Então tenha certeza de que o escolhido consegue lidar com seus prazos e horários adequadamente.

5. Reputação da empresa no mercado

Antes de escolher um restaurante boa parte das pessoas visita sites como o Reclame Aqui. As avaliações servem como indicativo sobre a qualidade do serviço prestado e também mostram reclamações mais comuns.

Uma pessoa alérgica que ver reclamações relacionadas à presença de ingredientes que ela não tolera na comida certamente evitará o lugar.

O mesmo deve acontecer com qualquer negócio, inclusive na hora de buscar fornecedores de produtos naturais.

Confira a reputação do negócio online, seja no Facebook, no próprio site ou no Google. Se existirem reclamações você deve saber se elas acontecem com frequência ou ou somente em casos isolados.

Lugares com excesso de reclamações, especialmente referentes a atendimento, prazos e qualidade, devem ser evitados.

É claro que você pode confirmar a veracidade das reclamações com o próprio fornecedor mais tarde, mas elas já te dão uma ideia da qualidade do seu serviço.

6. Possibilidade de criar um relacionamento

Quem possui um negócio certamente tem planos para crescimento em um futuro não muito distante.

Infelizmente, precisar mudar de fornecedor sempre que a demanda aumenta é um problema que pode atrasar muito seus planos.

Por isso, escolher fornecedores de produtos naturais também significa ver a possibilidade de criar um relacionamento.

O fornecedor é um dos principais parceiros do seu negócio. Parte da satisfação do consumidor e até da rentabilidade das vendas depende dele. Portanto, tente entender os processos desse vendedor e como eles podem influenciar sua empresa.

Também saiba sobre sua possibilidade de atender demandas maiores e novos prazos caso isso aconteça. Mostre ao possível fornecedor suas intenções de expansão do negócio para que ele faça parte disso.

Certamente o relacionamento será construído ao longo de meses e anos de parceria. Mas logo na hora de escolher seu fornecedor já é possível perceber se você conseguirá criar esse tipo de parceria duradoura com ele e se isso será vantajoso para ambas as partes.

Uma loja de produtos naturais só consegue destacar-se no mercado quando fornece produtos excelentes. Por isso bons fornecedores fazem toda a diferença nas chances de sucesso.

Quer entender que tipos de vantagens a Paversul pode te trazer como fornecedor de produtos naturais? Confira nosso infográfico com 6 benefícios que só nossos clientes conseguem!

Infográfico: 6 vantagens que só os clientes da Paversul têm

Deixe um comentário