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Beber água: qual é a importância de ser bem hidratado?

Provavelmente você já ouviu que é grande a importância de ser bem hidratado e ingerir água diversas vezes ao dia.

De fato, consumir esse líquido essencial para a vida é fundamental para se manter saudável e disposto.

Mas, será que você sabe todos os benefícios de estar sempre com a hidratação em dia e o que o H₂O pode fazer dentro do seu corpo?

Confira esse artigo e se surpreenda com os benefícios desse elemento indispensável.

Qual é a importância de ser bem hidratado?

Presente em todas as nossas células e podendo ocupar até dois terços do nosso peso, a água é um dos itens primordiais para o funcionamento do nosso corpo.

Uma pessoa desidratada não sente apenas sede, mas pode ter diversas alterações no metabolismo e no funcionamento de órgãos vitais como os rins, já que o H₂O faz parte de diversos processos fisiológicos do organismo.

Inclusive, é importante se atentar com os sintomas da sua ausência no corpo, que envolvem diminuição da urina, pele ressecada, cansaço, cãibras, alteração na pressão sanguínea e, em casos graves, a morte. 

A importância de ser bem hidratado, portanto, é muito grande, para estar com a saúde em dia e evitar enfermidades e condições prejudiciais causadas pela ausência desse necessário componente.

Quais são os benefícios da água para o organismo?

Agora que você sabe o quanto é importante se manter hidratado, veja quais são os benefícios para o corpo.

Regulação da temperatura corporal

Tanto durante a prática de exercícios físicos como nos dias muito quentes, o corpo libera líquido em forma de suor para que a temperatura do organismo se mantenha ideal mesmo nessas condições.

O corpo, quando sujeito à temperatura maior do que 36,5 °C, pode ter problemas no funcionamento de órgãos e até mesmo do cérebro.

Desintoxicação

É pela urina que liberamos a maior quantidade de toxinas do nosso corpo, e é ingerindo água que o xixi sai com mais facilidade.

Além disso, ela auxilia na prevenção e no combate à infecção urinária, que se dá por bactérias que entram pela uretra e que são eliminadas a cada urina.

Inclusive, auxilia ainda na formação do bolo fecal, que, com maior quantidade de líquido, evita a constipação. 

Absorção de nutrientes

O H₂O está envolvido na absorção de nutrientes e em todos os processos digestivos. E, paralelamente, trabalha também com o transporte deles pelo sangue. Aliado à boa alimentação, faz toda a diferença no seu corpo!

Emagrecimento

Ao passo que não tem nenhuma caloria, ou seja, a água não engorda mesmo se forem ingeridos litros por dia, ela também diminui a retenção de líquidos e traz a sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa coma menos e, consequentemente, ganhe menos peso.

Melhoria da pele

A importância de ser bem hidratado envolve até a questão estética, pois a hidratação também ocorre de dentro para fora, promovendo uma pele mais viva e brilhosa, além de saudável e com menos sulcos.

Quantos litros devem ser consumidos por dia?

Além de saber a importância de ser bem hidratado e os benefícios da água para o corpo humano, é essencial compreender a necessidade do seu consumo de forma diária.

Vale lembrar que tanto a sua baixa ingestão pode causar problemas como desidratação e mal funcionamento do corpo, quanto seu o excesso também pode fazer mal, desequilibrando o sangue, por exemplo.

O ideal a ser ingerido por dia, para um adulto, são dois litros. No entanto, essa quantidade não deve ser bebida de uma só vez, e sim durante todo o dia, de modo que o corpo possa absorver corretamente.

Além disso, em dias mais quentes o corpo gasta mais líquido, de maneira que é interessante estar atento a isso e às demais necessidades do seu corpo.

Não a beba apenas quando tiver sede, pois esse já é um indicativo que seu organismo está precisando bastante dessa substância.

Como inserir o consumo de água no dia a dia?

É comum que muitas pessoas não tenham o costume de beber dois litros desse elemento vital diariamente ou que realmente esqueçam de tomar, mas é preciso mudar esse comportamento com pequenas atitudes que podem fazer a diferença.

Antes das outras dicas, deve-se salientar a importância de estar atento aos sinais do seu corpo, para não ter riscos de sofrer de desidratação. Sendo assim, observe se sente sede, se a sua urina está em menor quantidade, bem como se existem sinais de cansaço e fraqueza. 

Ao sentir qualquer um desses sintomas, não demore a ingerir ao menos um copo de água.

Uma dica interessante é sempre deixar uma garrafinha ao seu lado, seja no trabalho, no ambiente de estudo ou em qualquer local altamente visível. Isso irá lembrar e incentivar você a bebê-la.

Para quem realmente esquece de tomar água, uma recomendação é baixar algum aplicativo para recordar de ingeri-la ou colocar um despertador em vários momentos do dia para beber ao menos um copo.
Percebeu a importância de ser bem hidratado? Aproveite para continuar em nosso blog e ler sobre dicas naturais para baixar a pressão arterial.

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