1

Você sabe qual a verdadeira importância do nutricionista?

A preocupação dos brasileiros com a qualidade de vida está aumentando cada vez mais. Com isso, a importância do nutricionista na sociedade se torna mais evidente.

Manter uma alimentação equilibrada traz qualidade de vida e longevidade. Por isso, há uma conscientização social que motiva as pessoas a buscarem uma alimentação mais saudável.

Apesar de parecer uma afirmação positiva, muitos acabam iniciando uma dieta sem recomendação adequada. E pior, ainda temos os adeptos a dietas radicais que prometem milagres.

Sem entender os efeitos de cada alimento no organismo, a pessoa corre o risco de desenvolver distúrbios alimentares e doenças que enfraquecem o sistema imunológico devido à falta de nutrientes.

O nutricionista é responsável por analisar a melhor dieta para cada pessoa considerando as necessidades nutricionais do organismo.

O profissional é capacitado para compreender as características e as funcionalidades de cada alimento, além de prescrever a dieta considerando quadros específicos a partir de fatores culturais, políticos e biológicos.

O papel da nutrição nas transformações sociais

Nossos hábitos alimentares sofreram mudanças nos últimos anos. Se antes o problema era a desnutrição, agora precisamos encarar a obesidade.

O período de um problema para outro é chamado de “Transição Nutricional”.

Antigamente, o que preocupava era a população desnutrida com baixo peso. Hoje em dia, a obesidade ganhou espaço e tem se tornado um problema de saúde pública presente em praticamente todas faixas etárias, de crianças a idosos.

Com novos padrões alimentares e estilos de vida, o brasileiro, em geral, passou a se alimentar mal.

O consumo de gorduras saturadas, comidas prontas ou alimentação fora de casa é uma realidade diária para muitas pessoas.

E não é apenas a maneira como nos alimentamos que contribui para o aumento de peso.

O sedentarismo também tem sua parcela de culpa. Além da variedade de alimentos que não fazem bem à saúde, deixamos de praticar atividades físicas passando mais tempo em frente ao computador, assistindo televisão, etc.

Sabemos que nosso estilo de vida reflete em nosso amanhã.

Por isso, a importância do nutricionista é fundamental para prescrever toda e qualquer dieta a ser executada por um indivíduo.

Leia também:
Como melhorar a disposição física e mental
Nutrição holística: uma nova filosofia alimentar

Você sabe qual a importância do nutricionista?

Esse profissional da área da saúde é responsável por nos indicar uma alimentação mais equilibrada visando a qualidade de vida, prevenção e tratamento de doenças.

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2) no RS, o nutricionista é definido como:

Um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Para ficar sempre em dia e com sua saúde, o nutricionista tem um papel fundamental.

Os benefícios não estão restritos apenas ao cardápio, como muitos pensam. Com a ajuda de um nutricionista você pode melhorar sua qualidade de vida, aumentar seu bem-estar e o humor, além de prevenir doenças.

Com a preocupação em combater problemas como a obesidade, por exemplo, a população está em busca de prevenções e medidas para reverter estes quadros.

Há tempos conhecido como um profissional que reprimia, contava calorias e dizia somente o que “não podia”, hoje em dia o nutricionista é visto como um profissional de saúde que deve ser incluído no cotidiano da população.

Obesidade atinge 1 em cada 5 brasileiros

A população obesa no Brasil passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. De acordo com dados do Ministério de Saúde, divulgados em abril deste ano, quase um em cada cinco brasileiros são atingidos pela doença.

O excesso de peso também cresceu no mesmo período. Em 2006, 42,6% dos entrevistados foram considerados com excesso de peso. No ano passado, esse índice foi de 53,8%.

A obesidade e o excesso de peso são calculados a partir do Índice de Massa Corporal que divide o peso pela altura ao quadrado. Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso e maiores de 30 kg/m2, obesidade.

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou 53.210 pessoas maiores de 18 anos nas capitais do país.

Segundo as informações da pesquisa, os dados apontam que o Brasil está entre os países que apresentam altas taxas de obesidade.

Este estudo reforça a importância do nutricionista em nossa sociedade, seja para orientar ou incentivar a boa alimentação, prevenir doenças e melhorar a nossa qualidade de vida.

Áreas de atuação do profissional

O nutricionista está inserido em diversas áreas com o objetivo de auxiliar na manutenção da saúde das pessoas. A seguir, confira algumas delas:

  • O nutricionista garante a segurança nutricional e a qualidade dos alimentos em indústrias ou instituições que necessitem de alimentação coletiva;
  • Na nutrição clínica assume casos de indivíduos com patologias graves necessitando de restabelecimento da saúde, a partir de uma dieta personalizada;
  • Na nutrição esportiva aplica princípios nutricionais para aprimorar o desempenho esportivo das pessoas;
  • Na nutrição social tem papel fundamental inserido na saúde pública, atuando na prevenção de doenças.

Quanto mais próximo da população o profissional estiver inserido, mais positivo será o impacto em nível de saúde.

08-08-2017

Deixe um comentário