1

Importância dos fornecedores homologados em franquia de produtos naturais

Em todos os setores do varejo a qualidade já deixou de ser um diferencial para tornar-se pré-requisito.

No entanto, no setor de produtos naturais ter bons fornecedores é ainda mais importante. O público deste mercado deseja produtos que atendam suas necessidades.

Boa parte dos compradores está disposta a gastar mais, contanto que consiga produtos que seguem um padrão de qualidade. Empresas do setor, especialmente franquias de produtos naturais, precisam correr para adequar-se a essas exigências.

Quem já entende a importância dos fornecedores homologados consegue melhorar as vendas e provar para seu consumidor o valor de seu produto.

Trabalhando com franquias, isso significa que todas as lojas franqueadas também conseguem aderir a um padrão de qualidade que não deixa a desejar.

Quer entender mais sobre o assunto para começar a trabalhar com bons fornecedores homologados? É só continuar a leitura desse artigo para saber o que são esses fornecedores, como escolhê-los e como funciona o processo de homologação.

O que é um fornecedor homologado

Qualquer empresa que esteja em busca de sucesso precisa saber comprar. Esse processo determina a competitividade e permanência de um negócio no mercado.

Não se engane, compras não é um assunto pertinente somente para grandes empresas e indústrias. Pequenos negócios e franquias de alimentação também dependem delas para conseguir vender.

As compras não definem somente quanto o negócio consegue economizar, mas também a qualidade dos produtos oferecidos. Por isso, é importante conseguir fornecedores que combinam entrega no prazo e nas quantidades negociadas com excelência.

Só existe uma forma de fazer isso: por meio de um processo de homologação. Ao homologar um fornecedor o negócio confirma que ele atende a todos os critérios de fornecimento.

A importância dos fornecedores homologados está em criar um vínculo de confiança com o comprador. Franquias de produtos naturais que ainda não trabalham com fornecedores homologados devem aderir ao processo para garantir todos seus benefícios.

Ele ajuda a facilitar a compra e assegura que franqueados consigam obter produtos que se encaixem com o padrão de qualidade e preços da marca.

Franqueador: como escolher o melhor fornecedor

Cada franquia trabalha com um tipo de fornecimento. Alguns franqueadores também são fornecedores. Eles produzem os materiais e fornecem para o franqueado.

Nesse caso, o controle de qualidade ocorre internamente e faz parte do processo de produção. No entanto, dependendo do tipo e tamanho da franquia, esse processo torna-se muito complicado e custoso.

Para diminuir custos e permitir vantagem competitiva uma das melhores opções é trabalhar com bons fornecedores. A seleção desses parceiros também pode acontecer de diversas formas em uma franquia.

De qualquer maneira, lembramos da importância dos fornecedores homologados serem confiáveis. Para decidir quais serão os parceiros comerciais para todos da franquia, o franqueador deve considerar algumas características, que incluem:

  • Situação econômico-financeira;
  • Antecedentes e referências;
  • Regularidade fiscal;
  • Qualificações técnicas;
  • Preço atrativo;
  • Qualidade do produto;
  • Entrega pontual;
  • Serviço adequado.

Depois de avaliar todas essas características no fornecedor chega a hora de realizar a homologação. Você aprenderá mais sobre esse processo nos próximos tópicos.

Como funciona a homologação de fornecedores

A homologação é um período de avaliação para o franqueador. Recomendamos que nesse momento o responsável selecione uma lista de possíveis fornecedores para conseguir decidir o mais adequado.

No entanto, antes de começar a negociar e pesquisar fornecedores, é importante conhecer muito bem sua franquia. Lembre-se, os produtos comprados devem atender às necessidades da marca e expectativas do consumidor.

O grande diferencial do seu negócio está baseado na entrega de produtos de qualidade com certificações orgânicas para comprovar sua produção? Então esse seria um ponto importante a considerar na homologação.

Nunca esqueça de considerar também políticas de entrega e qualificação técnica da empresa.

Ao estabelecer uma parceria a empresa também precisa considerar a situação financeira e legal do parceiro.

Não é seguro homologar um fornecedor em situação financeira instável, por exemplo. Ele pode deixar o negócio desamparado em uma possível crise ou simplesmente parar de fornecer produtos subitamente.

A negociação de preços só começa depois de confirmar que a empresa atende a todos os requisitos adequados.

Além de ser uma forma de garantir bons produtos para todos os franqueados, a homologação também torna a pesquisa de parceiros mais rápida.

Ao invés de avaliar diversas cotações e produtos diferentes, o franqueador consegue eliminar empresas que não são adequadas antes mesmo de receber a cotação. Como resultado, as parcerias são mais duráveis e eficientes.

Qualificação do fornecedor homologado

Mesmo depois de escolher um fornecedor homologado o processo não chegou ao fim. Na realidade, a homologação é um ciclo que deve sempre repetir-se para garantir que a qualidade do parceiro continua estável.

Por isso, depois de adquirir produtos dos fornecedores selecionados a franquia ainda deve realizar o processo de qualificação. É o momento de responder a algumas questões fundamentais:

  1. O contrato está sendo cumprido como planejado?
  2. Os produtos chegaram no prazo estabelecido?
  3. A parceria é vantajosa para a franquia?
  4. Os produtos seguem o padrão de qualidade esperado?
  5. Está no momento de buscar novos fornecedores?

Respondendo a todas essas perguntas o franqueador consegue ter certeza de que realizou a decisão certa.

Como já mencionamos, a homologação é um ciclo. Não adianta realizar esses processos somente uma vez depois de finalizar o contrato.

É necessário repeti-las de tempos em tempos para garantir que a parceria entre fornecedor e franquia continue vantajosa para ambas as partes.

Importância dos fornecedores homologados

Franquias precisam de um bom controle no fornecimento para manter seu padrão de qualidade. Aí está a importância dos fornecedor homologados, que aceleram o processo de compras sem abrir mão desse controle.

O processo de homologação precisa ser quase automático. Ele também é uma forma de acelerar as compras para o franqueado, que não precisa realizar a análise de fornecedores pessoalmente.

Trabalhar com um fornecedor homologado também traz mais uma vantagem: facilidade de negociação.

Estabelecendo uma parceria duradoura o franqueador consegue negociar melhores condições de pagamento para seus franqueados, tendo em vista que o fornecedor terá grande volume de compras.

Já que o assunto são fornecedores de excelência para franquias, não poderíamos deixar de falar da Paversul. Nossos produtos atendem padrões de qualidade internacionais e trazem muitas vantagens para seus parceiros. Quer saber mais? Confira nosso infográfico sobre o assunto.

Infográfico: 6 vantagens que só os clientes da Paversul têm

Deixe um comentário