1

5 terapias praticadas na medicina alternativa

“O homem é uma parte integral do cosmo e só a natureza pode tratar seus males”. Essa frase foi dita pelo filósofo grego Hipócrates e especifica bem o entendimento sobre a medicina alternativa e suas terapias.

Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos, muito pelas vantagens e benefícios que as terapias praticadas na medicina alternativa trazem para a vida de cada pessoa.

Vamos apresentar agora 5 terapias diferentes que são trabalhadas na medicina alternativa para que você possa perceber que também pode utilizá-las na sua rotina.

Leia também:
6 dicas para dormir melhor esta noite
8 excelentes motivos para vender produtos Green Gem

Benefícios da medicina alternativa

Antes de partirmos para a nossa lista das principais terapias praticadas na medicina alternativa, vamos entender quais as principais vantagens que os adeptos a elas conseguem ter de retorno.

Os praticantes acreditam que uma força de energia invisível flui através do nosso corpo, e quando esse fluxo de energia é bloqueado ou desequilibrado, você pode ficar doente.

Diferentes tradições chamam essa energia de diversos nomes, como chi, prana e força vital. O objetivo dessas terapias é desbloquear ou reequilibrar sua força energética.

Os profissionais da saúde também estão adotando terapias da medicina alternativa, muitas vezes combinando com terapias médicas convencionais, gerando a nova Medicina Integrativa.

Terapias praticadas na medicina alternativa: conheça as principais

Agora vamos conhecer os modelos de medicina alternativa mais praticadas ao redor do mundo e que são capazes de trazer mais benefícios para a saúde das pessoas.

1. Medicina Chinesa

Uma das terapias mais conhecidas dentro da medicina alternativa é a Medicina Tradicional Chinesa. Ela é trabalhada através de várias formas diferentes já que é uma das mais antigas e ricas do planeta.

Dentro delas existem algumas subdivisões. Vejas as mais conhecidas e utilizadas como técnicas de medicina alternativa.

Moxabustão

Essa é uma terapia praticada dentro da medicina alternativa chinesa que envolve a queima de moxa seca (raiz da planta artemísia). A queima da moxa produz uma grande quantidade de fumaça e um odor pungente. O objetivo da moxabustão é aquecer e revigorar o sangue, estimular o fluxo de energia e facilitar a cicatrização.

Cupping ou Ventosaterapia

O cupping é um tipo de massagem chinesa que consiste em colocar várias peças de vidro ou plástico que tenham o formato de esferas abertas (copos ou taças) no corpo.

Os especialistas dessa prática aquecem geralmente bolas de algodão dentro das peças usando alguma substância inflamável, prática feita para remover todo o oxigênio. Depois o material é retirado e as peças são colocados contra a pele.

O ar das peças esfria, criando menor pressão na parte de dentro, deixando um vácuo e permitindo que seja grudado na pele. Locais carnosos no corpo, como as costas e o estômago, são os locais preferidos para o tratamento, já que sua vantagem principal é a liberação de obstruções e toxinas que ficam presas na superfície da pele.

2. Aromaterapia

A aromaterapia é outra forma tradicional de medicina alternativa. Sua prática é feita usando aromas e óleos de dezenas de diferentes plantas medicinais, como flores, ervas, raízes e árvores cultivadas em todo o mundo.

Essa prática provou que os aromas diferentes trazem poderosos efeitos na melhoria do bem-estar físico, emocional e espiritual de cada indivíduo. Ela já vem sendo utilizada há mais de 5.000 anos, sendo reconhecida como uma das mais confiáveis por diversas culturas.

Outros efeitos importantes já constatados são de atuações como anti-inflamatórios, analgésicos e antibacterianos. Para ter mais resultados, são indicados os banhos de imersão e os banhos quentes em espaços fechados, possibilitando maior concentração dos aromas.

3. Acupuntura

Talvez essa seja uma das terapias praticadas mais reconhecidas no mundo todo. Vários estudos estão sendo desenvolvidos para entender como esse modelo de medicina alternativa pode ser tão eficaz.

A acupuntura é a prática de inserir agulhas na pele, na parte superficial como no tecido subcutâneo, e nos músculos, em determinados pontos, com a intenção de manipulá-los. No nosso corpo há até 2.000 pontos de acupuntura que são conectados por cerca de 12 meridianos principais. Esses meridianos são responsáveis por conduzir energia.

4. Produtos naturais

Na medicina alternativa, o uso de produtos naturais é uma regra. Exemplos disso são os suplementos e remédios à base de plantas, cada vez mais procurados para tratar e prevenir diversas doenças. Vários tratamentos usam ingredientes encontrados na natureza para desenvolver as técnicas que trazem grandes resultados.

Exemplo claro disso é o uso da chlorella, componente que proporciona diversos benefícios para todos que fazem seu uso de forma contínua. Os suplementos da marca Green Gem Chlorella são os únicos que trazem na sua composição a chlorella original de Taiwan.

Os produtos são compostos por nutrientes especiais que auxiliam para um ajuste físico equilibrado e são reparadores do material genético celular.

5. Medicina Indiana (Ayurveda)

A medicina alternativa indiana é um dos sistemas de cura holísticos mais antigos do mundo. Também chamado de Ayurveda, termo que significa “todo o corpo”, foi desenvolvida há mais de 3.000 anos na Índia.

Ela é totalmente baseada na crença de que a saúde e o bem-estar dependem de um equilíbrio delicado entre três componentes: a mente, o corpo e o espírito.

O principal objetivo da medicina alternativa indiana é promover a boa saúde, e não combater doenças específicas. Mas os tratamentos podem ser direcionados para problemas de saúde individuais de acordo com o estágio de cada uma delas.

Para aplicá-la na prática, são trabalhadas as 5 formas básicas dos elementos que existem no universo: ar, fogo, água, espaço e terra. No corpo humano, eles são combinados para formar três forças ou energias da vida, chamadas doshas.

Estes doshas controlam como o seu corpo funciona. Seus nomes são Vata dosha (espaço e ar), Pitta dosha (fogo e água) e Kapha dosha (água e terra).

Gostou de saber mais sobre essas 5 terapias praticadas dentro da medicina alternativa? O uso da Chlorella é cada vez mais presente dentro delas. E para saber mais sobre os grandes benefícios desse suplemento natural continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Seu corpo está intoxicado? Faça o teste e descubra!

Deixe um comentário