1

O que são superalimentos

Está buscando uma vida mais saudável, mas não tem muita ideia do que inserir na dieta? Então chegou a hora de entender o que são superalimentos, comidas que são ricas em nutrientes que podem te ajudar a atingir resultados e melhorar seu bem-estar.

Eles não são milagrosos, somente possuem tantos nutrientes, vitaminas, proteínas e outras substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo. Quer aprender mais sobre eles? Continue lendo!

O que são superalimentos?

Quem procura opções de alimentação saudável para complementar sua dieta eventualmente vai se deparar com o termo superalimentos. Hoje em dia, eles parecem ser usados para praticamente qualquer coisa. Mas o que são superalimentos?

Eles são alimentos extremamente ricos em substâncias como proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos. Tudo bem, mas por que optar por essas comidas, sendo que é possível conseguir tudo isso de carnes, cereais e vegetais “normais”?

Podemos entender isso melhor analisando um exemplo prático. A proteína encontrada na carne, por exemplo, vem acompanhada de outros nutrientes, como gorduras. Além disso, ela não é completamente absorvida pelo organismo.

Isso acontece porque as células gastam uma certa quantidade de energia para metabolizar a proteína e usam parte da própria proteína na comida para conseguir esse resultado. Ou seja, dependendo da fonte protéica na refeição, você acabará absorvendo menos da metade dela.

Os superalimentos são diferentes. Eles são naturais e muito mais ricos nessas substâncias. A Chlorella, por exemplo, é uma alga considerada um superalimento. Quando comparada à carne ela possui bem mais proteína, sendo que algumas cápsulas do suplemento já conseguem suprir sua necessidade diária. Para complementar, sua facilidade de digestão e pobreza em gorduras fazem com que a proteína da Chlorella seja muito melhor aproveitada.

O mesmo ocorre com outros superalimentos. Eles são capazes de proporcionar tudo que seu corpo precisa sem nutrientes adicionais. Seu consumo também traz diversos benefícios para a saúde, como você verá a seguir.

Por que você deve consumir superalimentos?

Em primeiro lugar, boa parte dos superalimentos têm origem natural e são seguros para consumo. Talvez você já estivesse se perguntando se não existia algum tipo de contraindicação para o uso ou efeito colateral, mas isso não acontece.

Voltemos ao exemplo da Chlorella para entender. Essa alga é um alimento natural que é processado e concentrado para formar o pó ou cápsula que as pessoas tomam. Ela é segura de se tomar e traz diversos benefícios para o organismo, o metabolismo e também para o sistema imunológico.

Outros superalimentos sequer precisam ser transformados em suplementos, que é o caso da lentilha. Além de supostamente trazer dinheiro no ano novo, a lentilha é um grão extremamente rico em proteínas, fibras e ferro. Ela não pode faltar na sua mesa!

O consumo de superalimentos é muito bom para seu organismo. Em primeiro lugar, ele garante que seu corpo está conseguindo todos os nutrientes dos quais precisa. Os aminoácidos essenciais, por exemplo, não são metabolizados pelo corpo e precisam estar presentes na alimentação. É muito difícil consumir a quantidade adequada deles, especialmente para quem é atleta e tem um alto gasto energético.

O mesmo acontece com proteínas. Talvez alguém que só pratica atividades físicas para manter a saúde ou um sedentário consiga consumir uma quantidade adequada, sem deficiências. Mas o que um atleta de alto rendimento que treina 4 horas por dia pode fazer? Ele precisa escolher se recorre a suplementos sintéticos ou superalimentos de origem natural. Qual será que é a opção mais saudável? Varia de acordo com o atleta, mas muitas pessoas estão começando a optar pelos alimentos naturais.

Superalimentos para incluir na sua dieta

Quer conseguir todos os benefícios dos superalimentos na sua dieta? Então chegou a hora de conhecer alguns deles para você conseguir montar a melhor lista de mercado possível. Comece a mudar de vida consumindo essas comidas que são saudáveis, naturais e ricas em vários nutrientes!

Algas

Algumas algas são consideradas superalimentos, mesmo sendo seres muito pequenos. A Chlorella é um exemplo que já citamos nesse artigo e também existe a Spirullina. As duas são ricas em proteínas, sendo que suas versões concentradas são complementos alimentares bastante populares.

A Chlorella é pode ser utilizada por atletas ou pessoas que desejam estimular seu sistema imunológico. Ela possui substâncias antibactericidas e também estimula a produção de células de defesa, que deixam o corpo muito mais protegido.

Grãos

Os grãos e cereais já são parte da sua dieta? Se a resposta foi não está na hora de repensar sua escolha alimentar porque existem muitos grãos considerados superalimentos. Já mencionamos a lentilha, que é rica em ferro e fibras, mas também existe a quinoa. Ela é um alimento rico em proteínas que controla os níveis de colesterol do corpo.

Quer mais opções? A chia e até as nozes são conhecidas por seus efeitos antioxidantes que retardam o envelhecimento e trazem benefícios para todo o corpo.

Frutas e vegetais

Todo nutricionista confirmará esse fato para você: uma dieta saudável precisa de frutas e vegetais. Mas nem todos os frutos são iguais, alguns deles são muito mais ricos em nutrientes que outros.

O açaí, por exemplo, é excelente para controlar os níveis de colesterol e te proteger de problemas cardiovasculares. Só não vale tomar uma taça de açaí com Nutella e leite ninho, pois se ele não for consumido puro perderá seus efeitos benéficos.

O abacate é outra fruta capaz de mudar sua alimentação. Ele é gorduroso, mas isso não é necessariamente ruim. Sua gordura é o que chamamos de gordura boa, que ajuda na recuperação do corpo e melhora a saúde das articulações.

Vegetais

Já se perguntou por que muitas pessoas comem batata-doce quando querem ganhar massa muscular? Ela é rica em antioxidantes e vitaminas, além de ser uma fonte de carboidratos complexos que diminuem as chances de engordar com seu consumo.

O brócolis e o espinafre também estão entre os queridinhos dos nutricionistas por serem ricos em proteínas e vitaminas. Ou seja, não precisa economizar neles nas receitas e na dieta!

Os superalimentos são o complemento ideal para quem está querendo uma vida mais saudável. Não importa se você é um atleta, uma pessoa sedentária ou um praticante de atividades moderadas, eles podem te ajudar. Então comece a rever sua alimentação e inclua esses alimentos na sua próxima visita ao mercado.

Infográfico - Composição da Green Gem Chlorella

Deixe um comentário