1

Para que serve o cálcio e quais seus benefícios para a saúde?

Provavelmente você já ouviu sobre tomar leite para obtê-lo, mas você sabe para que serve o cálcio?

Ele é o mineral mais presente no corpo humano, localizado 99% em nossos ossos e uma pequena parcela no organismo em si.

Por ser tão abundante, tem uma importância muito grande, de modo que é necessário estar atento sobre ele, assim como compreender devidamente as suas funções.

Como você deve estar pensando, é um componente vital para todos os nossos ossos, inclusive os dentes. Mas, apesar dessa grande função, o cálcio tem outras atividades em nosso organismo, sendo essencial até para nosso sangue e músculos.

Para que você saiba tudo sobre o assunto, criamos esse artigo completo e com dicas sobre esse mineral. Continue a leitura e surpreenda-se.

Afinal, para que serve o cálcio?

Essa é uma pergunta comum, pois muito se fala sobre ingeri-lo para fazer bem aos ossos. Mas, afinal, o que ele faz para o nosso corpo?

A resposta é simples. Esse componente está diretamente ligado à mineralização dos ossos, ou seja, o fortalecimento deles e sua grande resistência e dureza. 

Sendo assim, se você quer tê-los fortes, que raramente quebrem e que te permitam fazer qualquer tipo de exercício, é interessante entender como está a sua quantidade de cálcio.

No entanto, além de ter essa grande função, ele também participa de processos como divisão celular, impulsos nervosos, controle de sangramentos, contração de músculos e secreção de hormônios.

Dessa forma, é muito importante estar atento sobre a ingestão correta dele, para que as suas funções corporais ocorram adequadamente.

Quais são os sintomas da falta de cálcio no organismo?

Como se pode imaginar, a falta desse mineral é muito perigosa, já que ele é um dos componentes mais presentes em nosso corpo, participando de vários processos.

Inclusive, o Brasil é um país que tem uma grande deficiência na ingestão de cálcio, e, de acordo com uma pesquisa da Fundação Internacional de Osteoporose, nosso povo consome em média a metade do que é recomendado diariamente.

Por ser tão importante para a nossa saúde, sua falta é muito sentida, já que é normal o organismo “puxar” cálcio dos ossos para realizar as outras funções, como parar sangramentos e obter força para os músculos.

Sendo assim, os sintomas de falta desse mineral geralmente começam com o enfraquecimento de ossos e dentes, cãibras, irritabilidade, espasmos e dores de cabeça.

Quais alimentos contém esse elemento?

Agora que você sabe para que serve o cálcio, é hora de conhecer os alimentos ricos nesse nutriente para que nunca lhe falte.

Muito encontrado no leite, ele também está presente em seus derivados, como iogurtes naturais e queijos de diversos tipos.

Mas não para por aí. Sardinhas, mexilhões e ostras também são alimentos muito indicados para quem quer estar com os níveis ideais desse elemento no sangue.

Além desses componentes de origem animal, também é possível encontrá-lo em amêndoas, manjericão, soja crua, amendoim, tofu, castanha-do-pará, acelga, uva passa, brócolis cozido e ameixas secas.

Felizmente, esse componente está presente em diversos alimentos, de forma a permitir diversos pratos e sobremesas ricos em cálcio.

No entanto, apesar de ser muito importante encontrá-lo nas refeições, é essencial compreender as doses diárias recomendadas de ingestão dele.

Adultos saudáveis devem consumir ao menos 10000 mg desse componente diariamente, de forma que crianças, idosos ou pacientes com comorbidades devem ingerir outras quantidades indicadas pelo especialista.

Para se ter uma noção de quantidade, em 100g de leite em pó se encontram 890 mg de cálcio, ao passo que 100 g de amêndoas possuem 270 mg.

Como funciona a sua absorção?

Além de saber para que serve o cálcio, é importante entender sobre a sua absorção, para que você possa ofertar adequadamente esse mineral ao corpo.

Absorvido pelo intestino e apenas 500 mg por vez, o consumo da sua quantidade diária não deve ser feito em um único momento, sendo o ideal dividi-lo em pequenas refeições.

Para otimizar ainda mais a absorção dele, é recomendado se alimentar com alimentos ricos em magnésio e ter a quantidade ideal de vitamina D no corpo, que é produzida a partir da radiação solar, e K2, encontrada em alimentos animais e vegetais fermentados.

Conheça a Chlorella!

Depois de saber para que serve o cálcio, provavelmente você está pensando sobre como propiciar esse mineral da melhor maneira para seu corpo, certo?

Quanto a isso, não é preciso se preocupar, já que a Green Gem Chlorella pode te ajudar com o consumo desse elemento e de muitas outras vitaminas, como as do complexo B (B1, B2, B6 e B12), assim como a A, C, D, E e outros componentes como ferro, zinco, magnésio, dentre outros.

Além de ser considerada um superalimento, já que possui todos os nutrientes essenciais para o nosso bem-estar, a Chlorella também auxilia no emagrecimento, desintoxicação do corpo e é um suplemento que pode ser usado tanto em forma de cápsulas quanto em pó, para tomar ou preparar receitas interessantes.

Já pensou como pode ser mais fácil cuidar da sua saúde e do seu aporte de cálcio e outros componentes? Conheça mais sobre esse produto.

Percebeu como esse importante mineral faz a diferença em nosso organismo? Aproveite para continuar por dentro desses temas de bem-estar e continue a leitura com maneiras de aumentar a imunidade naturalmente.

Deixe um comentário