1

Dicas naturais para baixar sua pressão arterial

Nas aulas de Biologia, estudamos uma série de fenômenos que ocorrem no nosso corpo. Um deles é a pressão arterial — um assunto que vai além da sala de aula. Afinal, precisamos ficar atentos para esta medida, pois suas variações podem indicar problemas cardiovasculares. 

Embora seja um tópico extremamente importante para a nossa saúde, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse tema. Por isso, a Paversul trouxe um pequeno guia sobre o que é pressão arterial, quando ela vira um problema e também dicas naturais para mantê-la sob controle.

O que é pressão arterial?

Vamos do início. O sangue precisa chegar a todas as partes do corpo e cabe ao coração ser responsável por esse “transporte”. Para que o líquido circule, é preciso exercer uma pressão sobre a parede interna das artérias. No entanto, os vasos oferecem certa resistência a essa passagem. Daí surge, então, a pressão arterial

Isso tudo ocorre graças a um sistema de autorregulagem. Os vasos sanguíneos se dilatam ou se comprimem de acordo com o volume de sangue que circula, com o objetivo de manter a pressão arterial equilibrada. 

Os valores de referência para acompanhar a pressão arterial são em milímetros de mercúrio (mmHg) compostos por duas medidas: 

  • Solística: reflete a maior intensidade do fluxo sanguíneo no momento em que o coração está bombeando sangue;
  • Diastólica: reflete o fluxo de sangue entre os batimentos cardíacos, quando o coração está relaxado e se enchendo de sangue.

Porém, as artérias possuem um limite tanto de expansão quanto de constrição. Logo, quando há o aumento ou diminuição excessiva do volume de sangue, o corpo não consegue manter uma pressão arterial equilibrada. Isso causa problemas como a hipotensão e a hipertensão.

Um problema chamado “Hipertensão”

Como vimos anteriormente, a pressão arterial é a medida que usamos para controlar o fluxo de sangue que circula pelas artérias. Quando há um desequilíbrio nessa medida, a pessoa pode sofrer de baixa ou alta pressão. Se o problema persistir, isso evolui para um quadro clínico chamado, respectivamente, de hipotensão e hipertensão.

Esse último problema é um velho conhecido dos brasileiros. Dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo apontam que a hipertensão é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes provenientes de doenças cardiovasculares. São cerca de 200 mil todos os anos.

Ainda segundo a entidade, 36 milhões de adultos brasileiros têm pressão alta. Só entre os idosos, a doença atinge 60%. 

Dicas naturais para baixar sua pressão arterial

Se não for controlada, a pressão alta aumenta o risco de doenças cardíacas e derrame. No entanto, há boas notícias: existem hábitos saudáveis que ajudam a equilibrar a pressão arterial de maneira natural. 

Faça exercícios regularmente

O exercício é uma das melhores coisas que você pode fazer para manter a pressão arterial controlada. Fazer atividades físicas regulares ajuda a tornar o coração mais forte e mais eficiente no bombeamento do sangue, reduzindo a pressão nas artérias.

E não é preciso passar horas na academia. Segundo a National Walkers’ Health Study, apenas 30 minutos de caminhada por dia já ajudam a reduzir a pressão arterial. Quanto mais exercícios, maior será essa diminuição. 

Inclua Chlorella na sua dieta

Os suplementos de Chlorella podem ajudar a promover a saúde cardíaca e renal, que é essencial para manter a pressão arterial normal.

Um estudo publicado na National Library of Medicine reuniu pessoas com pressão arterial levemente elevada. Elas tomaram quatro gramas da microalga diariamente durante 12 semanas. No final, o grupo  teve leituras de pressão arterial mais baixas do que os participantes que tomaram o placebo.

Outro pequeno estudo em homens saudáveis mostrou que tomar suplementos de Chlorella estava relacionado à menor rigidez das artérias, um fator que afeta a pressão arterial. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque a microalga possui nutrientes que ajudam no “trabalho” das artérias, como arginina, potássio, cálcio e ômega-3.

Preste atenção no estresse

Quando passamos por situações de estresse, o nosso corpo entra em um modo de “luta ou fuga”. Em um nível físico, isso significa uma frequência cardíaca mais rápida e vasos sanguíneos contraídos, o que afeta a pressão arterial

Por isso, saber como lidar com situações estressantes pode ajudar a manter um equilíbrio dos vasos sanguíneos. Se a situação estiver fora do seu controle, procure a ajuda de psicólogos.

Corte cigarro e o excesso de álcool

Não é apenas o estresse que está ligado aos altos níveis de pressão arterial. O álcool, por exemplo, está relacionado a 16% dos casos mundiais de hipertensão, segundo estudos. Da mesma forma, as químicas presentes no cigarro também estão associadas a danos nas artérias.

Por isso, diversos médicos recomendam que seus pacientes parem ou reduzam drasticamente o consumo de álcool e cigarros. Isso vai melhorar sua disposição e saúde de um modo geral, não apenas na pressão arterial.
É claro que existem casos em que é crucial ter um acompanhamento médico. Na dúvida, procure um profissional de saúde da sua confiança e não se esqueça de seguir à risca as recomendações para ter uma vida mais saudável. 

Na consulta, não deixe de perguntar sobre os benefícios da Chlorella para sua pressão arterial. A microalga é um suplemento poderoso que vai melhorar sua condição física e saúde como um todo!

Deixe um comentário