1

Terapia Holística: conheça todos os benefícios

Com certeza você já ouviu a expressão Terapia Holística. Mas será que realmente conhece de verdade os principais benefícios da Terapia Holística?

Um dos maiores problemas da atualidade, a ansiedade, surge comumente ao enfrentarmos situações estressantes. Quando excessiva, pode se tornar uma doença como o transtorno de ansiedade generalizada, fazendo com que sintamos preocupação e medo demasiado diante de situações simples da rotina.

Manter a saúde emocional em dia com bem-estar e qualidade de vida é algo que todos nós buscamos. A rotina cansativa e os problemas muitas vezes sobrecarregam a nossa mente, consequentemente influenciando o nosso corpo.

A terapia holística é um tipo de medicina alternativa que considera a saúde humana de maneira completa sob todos os aspectos da vida. Muitos métodos trazidos de princípios originários da Medicina Tradicional Chinesa são usados hoje em todo o mundo para restabelecer o equilíbrio e proporcionar vitalidade.  

 

Como funciona a Terapia Holística?

Através de um protocolo específico para cada paciente, o Terapeuta Holístico recomendado age na investigação de causas de problemas diversos, estabelecendo tratamentos específicos através da promoção de uma vida mais saudável. Isto porque cada indivíduo é único e cada solução é tratada de maneira personalizada, garantindo um direcionamento apropriado e eficiente.

São diversas as intervenções e resultados obtidos. Alguns exemplos são:

Aromaterapia

A Aromaterapia é usada há centenas de anos como ferramenta de cuidado integrativo físico e emocional.

 Reflexologia

Essa técnica milenar chinesa ajuda a aliviar dores, além de auxiliar no relaxamento e no sistema imunológico.

Reiki

Técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra.

 Massagem

Existem diversas técnicas de massoterapia que podem ser classificadas em quatro categorias: terapêutica, preventiva, desportiva e estética.

 Yoga

A Yoga é uma antiga ciência que proporciona meios para acalmar a turbulência natural dos pensamentos e a agitação do corpo.

 Acupuntura

Ramo da Medicina Chinesa Tradicional que consiste em introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, para tratar de diferentes doenças.

 Cromoterapia

A Cromoterapia pode ser definida como o tratamento que, por intermédio das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções.

 Florais

Terapias complementares para restaurar o equilíbrio emocional, restabelecendo a saúde física.

 

Quais são os principais benefícios da Terapia Holística?

As práticas proporcionam ao paciente as ferramentas necessárias e coragem para vencer os obstáculos e obter desenvolvimento pessoal.

A Terapia Holística é capaz de ajudar cada indivíduo a despertar sua própria consciência, a fim de causar harmonia emocional, espiritual, mental e física.

Os principais benefícios da Terapia Holística incluem:

  • Cura de dores físicas;
  • Recuperação da autoestima e poder pessoal;
  • Equilíbrio energético;
  • Qualidade de vida;
  • Proteção da imunidade;
  • Bem-estar e paz interior;
  • Inteligência emocional para discernimento nas circunstâncias da vida;
  • Melhor funcionamento do organismo de maneira geral.

 

Para quem é recomendado

A Terapia Holística pode ser vivenciada por todos, pois age de maneira integral no indivíduo. Como seu objetivo é não tratar exclusivamente sintomas, mas, as causas dos problemas, todos podem realizá-la quando sentirem necessidade.

Porém, ela é altamente recomendada em algumas situações. Em caso de sintomas como: estresse, ansiedade, crises do pânico, bloqueios emocionais, medos e insônia por exemplo, viver os benefícios da Terapia deve ser uma decisão a ser considerada.

Lembre-se! É muito importante encontrar um Profissional competente, confiável e que você possa se sentir confortável, afinal, a relação terapeuta-paciente é muito importante para o sucesso do seu tratamento. Desta forma, você aproveitará todos os benefícios da terapia holística.

Quiz: seu corpo está intoxicado? Baixe a planilha e faça agora o teste para aprender a reconhecer a presença de substâncias nocivas no seu corpo.

Deixe um comentário