1

Quais os benefícios da vitamina B6 no organismo?

Existem diversos componentes essenciais para o nosso corpo, de modo que podem ser obtidos pela alimentação, suplementos naturais e até mesmo pela luz do sol. Hoje iremos falar sobre a vitamina B6 no organismo e o que ela pode trazer de benefícios.

Provavelmente você já ouviu falar que as vitaminas são muito importantes para o corpo, tanto para manter você nutrido, como auxiliar na visão, imunidade, dentre outros fatores importantes. 

Essa é uma grande verdade, de maneira que é importante entender a relevância de cada uma delas, bem como ingeri-las na quantidade correta para ter a nutrição completa e a saúde sempre em dia.

Entenda hoje os benefícios da vitamina B6 no organismo e como ingeri-lo na quantidade certa.

O que é a vitamina B6?

Também chamada de piridoxina, ela é um dos micronutrientes responsáveis por diversas funções no organismo, principalmente aquelas relacionadas a aminoácidos e às enzimas, componentes que auxiliam nos trabalhos químicos do corpo.

Além disso, ela atua na saúde mental, protegendo neurônios e produzindo neurotransmissores, importantes componentes que são responsáveis por dar as informações aos neurônios.

Considerada essencial, a piridoxina faz parte de um grupo indispensável de nutrientes, que, quando está em falta no corpo, pode ocasionar inúmeros prejuízos para a saúde e sintomas desagradáveis e perigosos, como confusão mental e até mesmo a depressão, em casos mais graves.

Dessa forma, estar atento à sua ingestão é muito importante, assim como de outros compostos fundamentais.

Qual a sua importância da vitamina B6 no organismo?

Para que você compreenda o quanto a vitamina B6 no organismo é essencial para o bom funcionamento de diversas áreas do nosso corpo, veja a seguir as suas ações principais.

Produzir energia

Atua diretamente em funções variadas do nosso organismo, de forma a produzir energia e auxiliar no metabolismo de aminoácidos, gorduras e proteínas.

Dessa forma, ela transforma nutrientes em energia para o corpo, ao passo que trabalha no sistema digestivo e no fortalecimento dos músculos.

Prevenir doenças

A piridoxina está relacionada à saúde cardiovascular e à prevenção de doenças.

Isso porque ela está associada também ao controle de inflamações, de radicais livres e de níveis de homocisteína, uma substância que, se produzida em grandes quantidades, pode causar inflamação nas paredes arteriais.

Dessa forma, a manutenção da vitamina B6 no organismo está envolvida na saúde do coração e da circulação.

Melhorar imunidade

Influencia no sistema imunológico, de modo a ativá-lo ainda mais na resposta a doenças, fazendo com que a pessoa fique menos suscetível a enfermidades variadas.

Quais são os alimentos fonte de piridoxina?

Para obtê-la no organismo, é preciso ingerir determinados alimentos, que são ricos em diversos outros compostos e nutrientes.

Inclusive, é muito importante se atentar a eles, já que 117 milhões de brasileiros não se alimentam de maneira balanceada diariamente.

Carne vermelha

A carne pode ser de boi, cordeiro ou até mesmo de porco. Além de serem ótimas fontes de proteínas e aminoácidos, possuem a B6, B12 e ferro.

Inclusive, todos os nutrientes contidos nesses alimentos promovem a regeneração celular e combate às anemias.

Fígado

Principalmente o fígado de porco, em apenas 100 g, possui 0,85 mg de piridoxina, que, por sua vez, diminui os níveis de prolactina e estimula a libido.

Gérmen de trigo

Esse alimento é rico em vitaminas A, B6, B12, K, E, dentre muitas outras. Além disso, também conta com outros compostos altamente significativos.

Leite

O leite é conhecido por ser rico em cálcio, mas não para por aí. Essa bebida, muito usada em bolos e receitas, também tem componentes que permitem a restauração muscular, combatendo a osteoporose e oxidantes.

Ovo

O ovo é rico em piridoxina, principalmente na gema, além de ter outras vitaminas desse complexo, como proteínas, gorduras e albumina.

Qual é a quantidade de vitamina B6 recomendada? 

Por ser solúvel em água, ela não se acumula no organismo, sendo necessário o consumo diário através da alimentação.

Uma pergunta comum ao se conhecer mais sobre esse componente é sobre a sua quantidade ideal no sangue. No entanto, a resposta depende da idade e do sexo da pessoa, de modo que é possível verificar nessa tabela.

Em casos em que a pessoa está com níveis insuficientes, é preciso que ela se atente na alimentação ou que faça suplementação.

Se você quer certificar de ter todos os nutrientes que seu corpo necessita diariamente, incluindo a piridoxina, aproveite para tomar Green Gem Chlorella em pó, cápsulas ou da maneira que desejar, seja em refeições, sobremesas ou com água.

Considerada um superalimento, essa alga asiática é uma ótima aliada para sua nutrição e também combate a intoxicação.

Interessante como são vários os benefícios da vitamina B6 no organismo, não é mesmo? Aproveite para continuar por aqui e ler sobre como tomar Chlorella.

Deixe um comentário