1

Quais as vitaminas presentes na Chlorella?

Já sabemos dos vários benefícios que a Chlorella pode trazer para as nossas vidas. Mas boa parte disso é responsabilidade das substâncias que fazem parte da composição natural da Chlorella. E entre elas estão as vitaminas.

A Chlorella é um produto natural importantíssimo para a nutrição muito por conta da forte presença de vitaminas essenciais para o nosso organismo.

Lembrando que, independente da forma que ingerimos a Chlorella, seja ela em pó ou em comprimidos, as vitaminas presentes na forma bruta da microalga continuam lá, prontas para serem utilizadas nas mais diversas funções do nosso corpo.

Quer saber quais são as vitaminas presentes na Chlorella e o que cada uma pode trazer de benefícios para nós? Então acompanhe a lista detalhada que preparamos.

Leia também:
5 coisas sobre a Chlorella que você não sabia
Particularidades da Chlorella: clorofila, esporopolenina e clorelina

Vitaminas do complexo B

O consumo de Chlorella traz melhorias em muitas das nossas funções orgânicas. E parte da responsabilidade disso se deve às Vitaminas do complexo B. Na composição da Chlorella, a maioria dessas vitaminas aparecem (veja a composição completa da Chlorella e a comparação com outros tipos de alimentos).

Falando mais precisamente, das 8 vitaminas que formam esse complexo (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) 5 delas estão presentes na Chlorella. São as vitaminas B1, B2, B5, B6 e B12. Desde a melhoria no sistema imunológico à redução dos sinais de envelhecimento, essas vitaminas costumam trabalhar em conjunto para trazer os resultados, mas cada uma também possui funções específicas.

Veja agora um pouco mais sobre cada uma delas:

Vitamina B1

A B1, também chamada de Tiamina, trabalha em nosso organismo quebrando carboidratos e ajudando a produzir novas células. Ela ficou conhecida como a vitamina anti-stress, já que ajuda na manutenção do funcionamento correto do sistema nervoso, fazendo nosso corpo suportar os níveis de stress.
Vitamina B2

Essa é a vitamina do complexo B que aparece em maior quantidade na composição da Chlorella. Ela é a principal responsável pela produção dos chamados glóbulos vermelhos no sangue, que atuam fazendo o transporte de oxigênio para todo o nosso corpo.

Além disso, a B2 trabalha como antioxidante, combatendo partículas que podem prejudicar nossas células. Também ajuda a diminuir sinais do envelhecimento e sinais de doenças cardíacas.

Vitamina B5

Cuidar do nosso metabolismo. Essa é a principal função da B5, que com isso traz benefícios como o aumento de energia, a redução do colesterol e a diminuição da sensação de fadiga. O auxílio na cicatrização de feridas também é uma tarefa da B5.

Vitamina B6

A B6 sozinha já traz para nós benefícios para o cérebro, para o coração e também para o cérebro. Mas existem duas outras frentes que ela atua de forma única. A B6 pode ser uma grande aliada na prevenção de sintomas de depressão, já que participa na produção de serotonina, que é importante para funções como o sono.

Além disso, a B6 ajuda com o alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, que aflige todas as mulheres que estão no seu ciclo menstrual mensal. A vitamina trabalha forte na diminuição do excesso de estrogênio, o que ajuda bastante nesses períodos.

Vitamina B12

Energia, memorização e humor. Esses são os principais centros de atuação da vitamina B12. Talvez a deficiência de B12 seja uma das que mais afetam as pessoas no seu dia a dia, justamente por prejudicar as chamadas funções cognitivas, importantíssima para realizar nossas tarefas rotineiras.

Vitamina C

Das vitaminas presentes na Chlorella, a vitamina C é a que se apresenta com a maior quantidade. Ela também participa ativamente das melhorias no nosso sistema imunológico, mas existem outras frentes onde atua mais ativamente.

A vitamina C trabalha produzindo naturalmente o colágeno, substância importantíssima para proteger a pele e ajudar a manter a sua firmeza e elasticidade natural. O colágeno é fundamental para a resistência do nosso sistema esquelético. Sem essa vitamina o colágeno do nosso corpo seria muito instável e isso impediria as funções naturais da substância no organismo.

Mas a principal fama da vitamina C é no combate à gripe e resfriados. Então a ingestão da vitamina através da Chlorella vai trazer todos esses benefícios para você.

Vitamina E

A Vitamina E é mais uma das vitaminas presentes na Chlorella. Ela aparece como um grande auxiliar para pessoas que estão precisando perder peso. Isso acontece porque a vitamina E atua na aceleração do nosso metabolismo, que acaba queimando calorias mais rapidamente.

Mas além da parte metabólica, essa vitamina poderosa também trabalha na parte neurológica do nosso corpo. Ela é importante para evitar doenças como o Alzheimer, por exemplo, e a sua deficiência pode causar efeitos graves no organismo, como alguns distúrbios de movimento.

Existem casos de pessoas que passaram por problemas graves para andar por conta da falta de vitamina E. Nesses casos a suplementação é necessária.

Caroteno e Beta Caroteno

Essas substâncias são encontradas facilmente na natureza, mas sempre em alimentos com cores alaranjadas ou vermelhas, como na cenoura e no tomate. Mas mesmo não aparentando isso, também fazem parte da composição da Chlorella.

Só que você pode se perguntar: “essas substâncias são vitaminas?”

Bom, elas não são vitaminas nesse estado bruto, com essas nomenclaturas. Mas em nosso organismo elas se transformam na Vitamina A, talvez a mais importante e poderosa das vitaminas já que ela age em diversas frentes no nosso corpo.

Desde a renovação celular ao auxílio à visão e a formação dos dentes, a vitamina A traz diversos benefícios para a nossa saúde. Veja mais algumas vantagens que conseguimos ter com a presença de vitamina A:

  • Auxilia na fase de crescimento;
  • Combate a anemia;
  • Previne o surgimento de acnes;
  • Fortalece o sistema imunológico.

E então, gostou de saber sobre todas as vitaminas presentes na Chlorella? Dá pra ver que benefícios é que não faltam ao consumirmos esse bem natural tão poderoso. Além das vitaminas, ainda encontramos vários minerais e proteínas que vão fortalecer o nosso organismo. Conheça mais dos produtos Green Gem Chlorellla e veja os locais onde pode comprar.

2 Comentários

  • Ismael Castilhos

    Como sempre ótimo conteúdo Adriano, muito bom o esclarecimento sobre as vitaminas presentes na chlorella.

    • Adriano Pasquali

      Olá, Ismael! Obrigado pelo comentário. Que bom que gostastes do conteúdo. Fique à vontade para navegar em nosso blog e tirar suas dúvidas! Forte abraço, Adriano!

Deixe um comentário