1

Conheça a alga verde e seus benefícios para a saúde

As algas são muito importantes para a manutenção da vida. Neste post, vamos enfatizar os benefícios da alga verde para nossa saúde.

Antes de nos aprofundarmos neste tema em questão, gostaria de relembrar o conceito de alga como um todo.

Alga é uma palavra que vem do latim e significa “planta marinha”. Porém, é interessante observar que nem todas as espécies vivem no mar.

Elas podem viver tanto em ambientes aquáticos (nos mares, nos rios, nas lagoas) ou úmidos (sobre pedras, troncos de árvores).

Uma característica comum entre as algas: todas possuem a presença de clorofila em suas células.

Podem ser unicelulares ou multicelulares. Além disso, são seres autotróficos, ou seja, são organismos que produzem a energia necessária para seu metabolismo, por meio da fotossíntese.

Tanto as uni quanto as multicelulares realizam fotossíntese. Elas são responsáveis por mais de 70% do gás oxigênio liberado diariamente no planeta.

Nos ecossistemas aquáticos, constituem a fonte mais importante de alimento que garante a manutenção de praticamente todas as cadeias alimentares desses ambientes.

De acordo com a predominância de um certo tipo de pigmento nas suas células, as algas podem ter várias cores.

Segundo o Portal Brasil, destacam-se:

  • clorofila: possui cor verde;
  • ficoeritrina: possui cor vermelha;
  • fucoxantina: possui cor marrom.

Hoje, vamos falar da importância da alga verde e quais são seus benefícios para a saúde.

A importância das algas

As algas são utilizadas nos mais diferentes setores da economia mundial.

Falando em alimento, certas algas podem ser utilizadas na alimentação humana.

São ricas em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, além de prevenirem doenças. Muitas espécies podem ser utilizadas como adubo natural ou servir de matéria-prima para a fabricação de fertilizantes para uso agrícola.

Algumas algas verdes unicelulares são eficazes no tratamento do esgoto, promovendo a decomposição aeróbica de resíduos orgânicos.

Das algas também são extraídos os alginatos, que são substâncias utilizadas como agentes geleificantes, emulsificantes e estabilizantes nas indústrias alimentícias, têxteis, de cosméticos, farmacêuticas, entre outras.

Leia também:
Você sabe qual a verdadeira importância do nutricionista?
Como melhorar a disposição física e mental

Alga verde: o que é?

alga-verde-marinha-ou-agua-doce

A alga verde, também conhecida como clorofícea, é denominada assim por possuir a clorofila como pigmento predominante em suas células.

Este grupo compreende muitas espécies, que são predominantemente aquáticas, podendo viver em água salgada e em água doce.

Suas células são compostas basicamente de celulose e te?m reserva de amido. Por causa dessas características, são apontadas como possíveis ancestrais das plantas terrestres.

A maioria das espécies vive grande parte do seu ciclo de vida como células isoladas. Outras podem associar-se em colônias, em filamentos, podem ser ramificados ou não, além de possuir flagelo.

Benefícios das algas para a saúde

Além de serem essenciais para o equilíbrio do ecossistema, os benefícios das algas também têm extrema importância para a saúde humana. Confira:

  • regulam o metabolismo;
  • aumentam a imunidade;
  • desintoxicam o organismo;
  • melhoram as funções cerebrais e físicas;
  • melhoram a saúde do coração;
  • protegem o estômago contra gastrite e úlcera gástrica;
  • são indicadas no tratamento de obesidade.

Quanto aos efeitos perceptíveis externamente no corpo humano, as algas podem ajudar a combater celulite, varizes, redução da flacidez da pele e rugas precoces.

Como falamos anteriormente, elas têm substâncias extraídas em cosméticos e, para estes casos, são usadas em forma de cremes e demais produtos estéticos.

Mas os benefícios não param por aqui. As algas também fazem bem para a saúde de outras maneiras. Vamos conferir a seguir!

Fonte de saúde: algas como suplemento

alga-verde-na-alimentacao
Já falamos que as algas são ricas em minerais, como cálcio, ferro e outros nutrientes. Mas podem também ser consideradas boas fontes carboidrato e Vitamina A.

Algumas espécies fazem bem à saúde e podem ser colocadas na salada, sopa ou mesmo no molho e até em refogado de vegetais.

Quando não se gosta do sabor das algas ou não se é adepto ao seu consumo direto, é possível ter todos esses benefícios em cápsulas, pois também são utilizadas como suplemento alimentar.

Os suplementos possuem a dose necessária dos princípios ativos para enriquecer a alimentação, auxiliar na manutenção da saúde, entre outros benefícios.

A seguir, listamos dois suplementos, citados pela revista Esmeralda Azul, e explicamos para que servem cada um deles:

  • Chlorella (Chlorella Sorokiniana e Pyrenoidosa)

A microalga verde Chlorella, cultivada em água doce, é uma rica fonte de proteínas, podendo ser consumida em forma de tabletes, cápsulas ou em pó.

Esta alga possui, de acordo com o livro O uso da Chlorella na medicina e na alimentação, o mais alto índice conhecido de clorofila.

Assume um papel importante para vegetarianos, por exemplo, pois é fonte proteica e de vitamina B12.

A Chlorella ajuda a desintoxicar o organismo, pois protege o corpo de metais pesados como o mercúrio e chumbo, podendo também reduzir os efeitos secundários de tratamentos de radioterapia.

Fortalece nosso sistema imunitário, melhora a flora intestinal e auxilia no processo digestivo. O suplemento ainda traz benefícios em casos de doenças como hipertensão, diabetes, asma, entre outros.

  • Espirulina (Spirulina)

A Espirulina também, designada de “alga azul” e cultivada em água salgada, é uma cianobactéria, isto é, micro-organismos que se alimentam por meio da fotossíntese.

Possui uma grande riqueza de proteínas, vitaminas e minerais. É ideal para completar a alimentação com aminoácidos essenciais que podem estar em falta em pessoas com alimentação vegetariana ou com má alimentação.

Pelo fato de ser antioxidante e anti-inflamatória, pode beneficiar qualquer parte do corpo.

Comestíveis ou em forma de suplemento, as algas são uma excelente opção para agregar inúmeros benefícios à saúde.

Benefícios da Chlorella para o organismo

4 Comentários

  • Kerlwyn Soares Alves de Oliveira

    ola voce pode mim dizer em quais produtos sao aplicados as cloroficeas

    • Adriano Pasquali

      Olá, Kerlwyn. Tudo bem?
      Não compreendi sua pergunta.
      Você pode explicar melhor para que eu consiga ajudá-lo?
      Abraço!

    • Adriano Pasquali

      Olá, Lucy! Tudo bem?
      A espécie da alga de nossos suplementos é a Chlorella Sorokiniana.
      Aqui você encontra um artigo que traz mais informações sobre ela: https://www.paversul.com.br/chlorella-sorokiniana/.

      Acredito que em lojas especializadas você consiga encontrar produtos fabricados com as espécies citadas.
      Forte abraço!

Deixe um comentário