fbpx
1

Qual é a origem da Chlorella?

Você já se perguntou qual é a origem da Chlorella? Afinal, como ela foi descoberta?

Já falamos algumas vezes sobre ela aqui no blog: quais são seus benefícios, o seu fator de crescimento (também conhecido como CGF), como auxilia na cicatrização de ferimentos e até mesmo sobre essa alga verde transformada em suplemento.

Hoje vamos explicar a história por trás dessa microalga verde tão poderosa.

De acordo com artigos extraídos da Revista Mundo da Saúde (Healf World), publicados no livro O uso da Chlorella na medicina e na alimentação, a Chlorella está na Terra desde o período Pré-Cambriano, há mais de 2,5 bilhões de ano.

É o primeiro organismo vivo aeróbico que se tem conhecimento. A Chlorella, inclusive, serviu de alimento para outros organismos vivos no mundo.

Porém, ela foi descoberta pelos humanos somente no fim do século 19.

Algumas curiosidades da sua descoberta nos ajudam a entender um pouco mais sobre ela, como por exemplo:

  • a origem do seu nome provém do grego chloros, que significa verde, e do sufixo diminutivo latino ella (pequeno);
  • uma única alga da Chlorella é invisível a olho nu. Ela é descrita como uma microalga, pois é tão pequena que só pode ser vista por meio de microscópio.

Saiba mais
[eBook] Mitos e verdades sobre a Chlorella

Origem da Chlorella: interesse científico

Foi no início do século passado que cientistas de vários países começaram a pesquisar sobre a Chlorella.

Uma das primeiras descobertas foi que a microalga era constituída de 60% de proteínas que se multiplicavam muito rapidamente.

Por isso, os primeiros estudos concentraram esforços em fazer da Chlorella um alimento.

O Instituto Carnegie concluiu, em 1950, que ela poderia ser cultivada em escala comercial e ser a solução para combater a fome mundial daquela época.

O Japão foi o país que mais investiu em pesquisas, criando organizações com o apoio do governo para desenvolver projetos sobre a comercialização da Chlorella como um alimento.

Entretanto, devido ao seu custo elevado de produção, a Chlorella não pode competir com outros alimentos mais acessíveis, como o arroz e o trigo.

Mesmo com esse impasse, os japoneses começaram a tomar a Chlorella e observaram melhorias em problemas de saúde, por exemplo.

Os olhares científicos se voltaram para a alga novamente na década de 60. Desta vez, os cientistas japoneses começaram a estudar sobre os benefícios da Chlorella para promover uma boa saúde.

Eles descobriram que além da proteína, a Chlorella contém vitaminas e minerais. Desde então, o direcionamento dos estudos foi voltado para o seu uso como alimento funcional.

Um suplemento alimentar de primeira classe

Quando foi considerada uma das maiores descobertas em suplemento alimentar, o Dr. Tamiya, do Instituto Biológico de Tokugawa (Tokygawa Institute for Biological Research), em Tóquio, foi responsável por desenvolver a tecnologia de crescimento, colheita e processamento em larga escala da Chlorella.

Pela primeira vez, em 1970, o suplemento foi amplamente consumido no Japão e acabou se tornando uma fonte essencial de nutrientes para a população do país.

Não é à toa que Taiwan possui o ambiente mais apropriado de cultivo, sendo que 70% da Chlorella produzida em escala mundial provém desta região atualmente.

A Chlorella não é apenas nutritiva, mas também é considerada um suplemento alimentar para prevenir doenças e fazer a manutenção da saúde.

Citada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “suplemento alimentar essencial”, já foi chamada de “o melhor alimento do século 21”.

O reino da Chlorella

A empresa Taiwan Chlorella Manufacturing, fundada em 1964, é a pioneira no cultivo de Chlorella em grande escala e a responsável em tornar a ilha de Taiwan conhecida como o “Reino da Chlorella”.

Na época, o Dr.Takechi Yoshio, do Instituto Tokugawa de Ciências Biológicas, foi nomeado para ficar à frente da parte técnica da produção.

Com tecnologia profissional e rigoroso controle de qualidade, a empresa investe constantemente em testes para confirmar a eficácia dos seus produtos.

Todas as mercadorias da marca Green Gem – que simbolizam a preciosa “gema verde” – estão de acordo com as normas para alimentos importados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão.

O cultivo da Chlorella

A Taiwan Chlorella possui três modernas fábricas: a Taipei, a Taoyuan Zhongli e a Pingtung Longquan.

A empresa escolhe cuidadosamente as espécies de Chlorella que são cultivadas em água doce e ao ar livre. Os produtos são 100% naturais e isentos de aditivos químicos, pois visam a saúde e o bem-estar dos consumidores.

Visando a expansão do negócio, os investidores estão engajados em contínuos aperfeiçoamentos como pesquisas, aprimoramento das técnicas de produção e atualizações no parque produtivo.

Entre todos os fabricantes do mesmo segmento, a Taiwan Chlorella, fornecedora dos produtos importados da Paversul – dispõe das técnicas mais completas para pesquisa e desenvolvimento do produto.

CGF: o extrato da Chlorella

A Chlorella Growth Factor (CGF), conhecida nacionalmente como o fator de crescimento Chlorella, é um composto único desta microalga conhecido pela sua capacidade excepcional de reparação e desenvolvimento de células.

Considerado um extrato da Chlorella, é composto por altos níveis de ácidos nucléicos, ácido ribonucléico (RNA) e ácido desoxirribonucleico (DNA), que são a matéria prima para construção de células.

Graças ao CGF que Chlorella é capaz de estimular a produção e reconstrução de tecidos do nosso corpo, a aceleração do processo de cicatrização e a recuperação de lesões.

Este composto também ajuda a retardar o processo de envelhecimento e auxilia no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Segundo o livro Uma luz verde para a saúde, escrito pelo Dr. Frank Liebke, nada é adicionado ao CGF durante o processo de produção, de modo que o extrato pode ser descrito como um concentrado alimentar holístico.

Porém, Liebke alerta que não há clorofila no CGF, além de possuir poucas das vitaminas solúveis em gordura. Sendo assim, ele não pode ser considerado um substituto da Chlorella, e sim uma opção a mais para a manutenção da saúde.

01-09-2017

6 Comentários

  • Wanderley Rieffel

    Comecei a tomar chlorella a pouco tempo, gostaria de saber quando os resultados para a saúde começam a aparecer?

    • Adriano Pasquali

      Olá, Wanderley! Tudo bem?
      Para compreender os resultados da Chlorella para sua saúde é importante fazer diagnósticos e exames periódicos com o seu médico.
      Só ele poderá lhe orientar e apontar melhoras na saúde. Dependendo de quais resultados você espera, a Chlorella já pode estar fazendo efeito. Mas é necessário saber como está a sua saúde e quais as evoluções você obtêm ao longo do consumo de Chlorella. Espero ter ajudado! Abraços.

  • Lisandra Buttenbender Noll

    Oi consigo comprar pelo CNPJ clorella tenho mercado e tenho alguns produtos naturais para consumo da família e quando preciso comprar obrigado se puder responder.Lisandra Noll

    • Adriano Pasquali

      Olá, Lisandra! Tudo bem?
      Para comprar diretamente da Paversul você precisa possuir CNPJ com código CNAE relacionado à venda de produtos naturais ou a medicina, terapia, terapia holística, nutrição, educação física, entre outros.
      Você pode nos enviar o CNPJ para análise e aprovação.
      Se aprovado, enviaremos informações sobre pedidos, formas de pagamento e entrega.

      Saiba mais informações e preencha o formulário clicando aqui: https://www.paversul.com.br/quero-vender/.
      Forte abraço!

  • Emmanuelle Almeida

    Bom dia! Existe alguma produção de chlorella no Brasil?

    • Adriano Pasquali

      Olá, Emmanuelle. Tudo bem?
      Nossa Chlorella é cultivada em Taiwan pela Taiwan Chlorella Manufacturing, fabricante dos suplementos naturais da marca Green Gem.
      Não temos conhecimento de cultivo de Chlorella no Brasil para fins de consumo humano.

      Forte abraço!

Deixe um comentário